
Relações Governamentais Sob a Ótica Feminina
Um livro para marcar uma história e muitas trajetórias sobre mulheres fortes, que enfrentaram de peito aberto as adversidades e preconceitos de um universo de trabalho masculinizado, como o de Relações Governamentais.
Primeiro Livro editado e publicado pelo IRelgov- Instituto de Relações Governamentais, conta com o Selo Diálogos, 14 capítulos, 18 mulheres de Relações Governamentais participando direta e indiretamente na criação do projeto. São 296 páginas de pura história e inspiração.
RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS SOB A ÓTICA FEMININA
Organizadora: Beatriz Gagliardo
Editora: DIÁLOGOS IRELGOV; 1ª edição (2021)
https://www.relgovsoboticafeminina.com.br/

Lobby Digital: Como o cidadão conectado influencia as decisões de governos e empresas
O livro traz uma interpretação diferente, poderíamos dizer inédita, sobre o lobby: na visão de Renard Aron, o novo lobby tem como ator principal o cidadão comum, a quem o autor batiza de “cidadão stakeholder”. Como que em uma perspectiva tocquevilleana, esse cidadão pode ele próprio ser lobista e representar seus interesses junto àqueles que elegeu, assim como pressionar organizações e empresas ao redor do mundo. Para isso, utiliza-se de ferramentas digitais, como as redes sociais, às quais todos tem acesso e cuja estrutura rizomática as transforma em avassalador instrumento de pressão. É a democratização do lobby subvertendo a ordem estabelecida.
LOBBY DIGITAL: COMO O CIDADÃO CONECTADO INFLUENCIA AS DECISÕES DE GOVERNOS E EMPRESAS
Autor: RENARD ARON
Editora: Aberje Editorial; 1ª edição (2020)

“MBA em Relações Governamentais da FGV: Trabalhos Acadêmicos Selecionados – Volume 1”,
O MBA de Relações Governamentais da FGV pode ser considerado um marco em capacitação na área de RIG (Relações Institucionais e Governamentais), no Brasil e América Latina.
Como é sabido, a literatura especializada em Relações Governamentais ainda é – comparativamente a outras áreas do conhecimento – escassa e, a fim de preencher essa lacuna, selecionamos para esse primeiro volume 20 trabalhos acadêmicos realizados pela Turma 1 do MBA de Relações Governamentais da FGV de Brasília e São Paulo.
A estrutura da publicação acompanha a organização do MBA, dividido em três módulos: estratégico, político-institucional e comunicação. É importante ressaltar que a obra trás um diferencial, ao apresentar campanhas simuladas de relações governamentais e casos de ensino. Afinal, o objetivo de um MBA é aprimorar o conhecimento teórico e prático de seus alunos, apurando suas habilidades e competências.
MBA EM RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS DA FGV: TRABALHOS ACADÊMICOS SELECIONADOS – VOLUME 1
Organizadores: GOZETTO, ANDRÉA CRISTINA OLIVEIRA e NAVARRO, RODRIGO
Editora: LIFE; Edição: 1 (2019)
Esta obra pode ser adquirida na Livraria FGV-SP

Alunos da UCB produzem conteúdo educacional sobre Rel Gov e Advocacy para auxiliar jovens com interesse em atuar na área de Políticas Públicas
Os alunos de relações internacionais da Universidade Católica de Brasília – UCB, como parte dos esforços de preparação do V Workshop RI UCB, voltado à temática das relações governamentais e institucionais, prepararam um conteúdo educacional robusto sobre os temas “Relações Governamentais” e “Advocacy”, sob a orientação do Professor MSc Creomar de Souza, para auxiliar jovens com interesse em atuar na área de Políticas Públicas.
Os arquivos estão disponíveis aqui.
Neste link você vai encontrar:
História do Lobby e Definições
Como falar e tratar com o Governo
Advocacy: Conceito e atores
Manual de Conceitos Básicos
Manual de Políticas Públicas

Lobby e Políticas Públicas
A Editora FGV lança o livro “Lobby e políticas públicas”. A publicação integra a Coleção FGV de Bolso, que pretende ser o mais objetivo possível ao tratar do assunto, sem demonizar a atividade de lobby, tampouco endeusá-la.
Wagner Mancuso e Andréa Gozetto, autores da obra, apresentam uma síntese das principais questões relacionadas à prática do lobby durante o ciclo das políticas públicas no Brasil. Trata-se de uma introdução ao assunto, que gira em torno de oito pontos: o que é lobby; quem são seus agentes (os lobistas); quais são os alvos dessa atividade; em que momentos do processo decisório o lobby está presente; como o lobby é feito nesses diversos momentos; quão influentes são os lobbies; que contribuições e problemas tal prática pode acarretar; e como enfrentar o desafio de regulamentar esse fenômeno.
“O lobby é um fenômeno onipresente na política brasileira. Está presente em cada decisão parlamentar ou governamental que afeta nos¬sas políticas públicas. No entanto, esse fenômeno ainda tem recebido atenção muito escassa da academia e da sociedade. É chegada a hora de recolocar os grupos de interesse no centro das atenções”, destacam os autores.
LOBBY E POLÍTICAS PÚBLICAS
Autores: MANCUSO, WAGNER PRALON e GOZETTO, ANDRÉA CRISTINA OLIVEIRA
Editora: FGV; Edição: 1 (2018)

Lobby Desvendado – Democracia, Políticas Públicas E Corrupção No Brasil Contemporâneo
Uma profunda análise acadêmica, fundada em dados e estatísticas, sobre as experiências internacionais e características nacionais do lobby.
Qual é a imagem que lhe vem à cabeça quando se fala de um lobista? No cenário político nacional, caracterizado por excessiva polarização, pouco diálogo e muita desinformação, esta obra contribui para a análise e compreensão do lobby em suas diferentes perspectivas. Entender o papel das relações governamentais no contexto brasileiro atual, seus desafios, melhores práticas e sua relação com a corrupção é um dos objetivos deste livro. Para além desse mérito, adquire foco prático ao expor modelos de regulação da atividade, a serem estabelecidos em pilares éticos, legais e eficientes, cujo conteúdo atenda aos anseios de quem pretende influenciar políticas públicas em conformidade com o interesse público.
LOBBY DESVENDADO – DEMOCRACIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E CORRUPÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO.
Autores: SELIGMAN,MILTON E MELLO, FERNANDO.
Editora: RECORD.

Networks of Outrage and Hope: Social Movements in the Internet Age
This book is an exploration of the new forms of social movements and protests that are erupting in the world today, from the Arab uprisings to the indignadas movement in Spain, and the Occupy Wall Street movement in the US. While these and similar social movements differ in many important ways, there is one thing they share in common: they are all interwoven inextricably with the creation of autonomous communication networks supported by the Internet and wireless communication.
In this timely and important book, Manuel Castells – the leading scholar of our contemporary networked society – examines the social, cultural and political roots of these new social movements, studies their innovative forms of self-organization, assesses the precise role of technology in the dynamics of the movements, suggests the reasons for the support they have found in large segments of society, and probes their capacity to induce political change by influencing people’s minds.
Based on original fieldwork by the author and his collaborators as well as secondary sources, this book provides a path-breaking analysis of the new forms of social movements, and offers an analytical template for advancing the debates triggered by them concerning the new forms of social change and political democracy in the global network society.
NETWORKS OF OUTRAGE AND HOPE: SOCIAL MOVEMENTS IN THE INTERNET AGE
Autor: CASTELLS, MANUEL
Editora: POLITY PRESS; Edição: 1

Retórica de Aristóteles
Finalmente chega ao Brasil com texto integral Retórica de Aristóteles em primorosa tradução feita por Edson Bini direto do idioma grego traz notas e numeração de Immanuel Bekker. Esta é uma das mais influentes obras mundo afora nos universos filosóficos políticos e forenses. Para Aristóteles a retórica ou oratória é a arte do discurso que visa à persuasão. Este tratado aborda assim de maneira ao mesmo tempo instigante original e altamente instrucional um tema que permanece universal e atual do interesse indiscutível de todos nós: estudantes estudiosos e profissionais da linguística da ética da política do direito da psicologia intelectuais em geral e numa palavra profissionais de todas as áreas em que o discurso persuasivo se faz necessário. A Retórica por sua própria temática é uma das obras exotéricas de Aristóteles que se destaca pela leveza e maior acessibilidade de sua exposição distando dos tratados esotéricos que primam pela abstração das ciências especulativas na expressão do mestre do Liceu.
RETÓRICA
Autor: ARITÓSTELES.
Tradução: EDSON BINI.
Editora: EDIPRO; Edição: 1

A Espiral do Silêncio – Opinião Pública: Nosso Tecido Social
ESPIRAL DO SILÊNCIO, A
OPINIÃO PÚBLICA: NOSSO TECIDO SOCIAL
Autora: NOELLE-NEUMANN, ELISABETH.
Editora: ESTUDOS NACIONAIS.

You Are the Message: Getting What You Want by Being Who You Are
When you communicate with others, everything that makes you unique comes into play. From your appearance to your voice, from your beliefs to your life experience, you’re constantly sending signals about the kind of person you are. All of these signals, such as your facial expressions, your body movements, your vocal pitch, and more, are powerful and important in convincing others of your message.
In You Are the Message, Roger Ailes argues that each and every one of us has the tools within us to persuade and influence others. And in this practical, sensible and entertaining book, you’ll learn how to present a message so compelling that even your most stubborn detractor will see the merit of your ideas.
YOU ARE THE MESSAGE: GETTING WHAT YOU WANT BY BEING WHO YOU ARE
Autor: AILES, ROGER.
Colaborador: KRAUSHAR, JON
Editora: PAPERBACK