Nosso sonho cresce forte pois é legitimo
20 de julho de 2014

Era outubro de 2013 e brindávamos o encerramento do primeiro curso de Relações Governamentais no Brasil. Nós sabíamos que uma história era construída naquela sala de aula do Insper em São Paulo, porque não queríamos acabar ali. Era preciso continuar e só havia dois caminhos: um social, ao estilo alumni, e outro institucional, que foi nossa decisão: naquela noite nascia a ideia do Instituto de Relações Governamentais.

Amigos, conhecidos e outros alunos do Insper somaram-se com o passar do tempo. Nos encontros, tirávamos de nossas experiências, conhecimentos e desejos as melhores ideias, conceitos e práticas. E focamos em dois objetivos simples, mas, bastante desafiadores. O primeiro de reduzir o preconceito sobre a profissão de Relações Governamentais por meio do debate com os legítimos interesses da sociedade e do governo. O segundo é o intercambio e o aprendizado de novas técnicas, estratégias e fundamentos. Sempre de forma institucional, tal como atuam as mais respeitadas categorias profissionais.

Nosso sonho cresceu forte porque é primeiramente legítimo. Acreditamos que diversas partes interessadas da sociedade devem ser consultadas de modo a produzir políticas governamentais equitativas. Em seguida porque é legal. As Relações Governamentais no Brasil estão pautadas na liberdade de expressão e de associação, previstas na Constituição Federal. E, finalmente, porque é transparente, ético e responsável.

Com esse sonho compartilhado, o grupo foi estruturando e tomando corpo rapidamente. A nossa estrutura foi formada pelo debate democrático, focado e impessoal. No IRELGOV não há espaço para jogadas desnecessárias, jogamos na bola e em direção ao gol. Evoluímos sempre, pois abrimos espaço para quem quer contribuir. Todos os profissionais de Relações Governamentais são bem-vindos. Empresas também participam, enviando seus representantes.

Criamos a Carta de Princípios, o Estatuto e o Manual de Identidade Visual. Elegemos um conselho e uma diretoria. Criamos grupos de trabalho com metas, prazos e recursos. Demos poder aos grupos para apresentar seus planos de ação. Levamos então os planos para a assembleia geral, buscando a participação e o consenso. Podemos concluir que agimos estrategicamente, com respeito, inclusão e muito vigor.

Desde o brinde de outubro desenvolvemos uma energia positiva contagiante. Cada novo membro renova essa corrente com seu espírito e experiência. Essa força invisível e vibrante é o segredo que nos fez chegar até aqui em tão pouco tempo e que nos fará ir ainda mais longe. Estamos tão motivados que encontramos tempo em meio a tantas outras responsabilidades, pois sabemos que tempo é desejo, e o desejo do IRELGOV é vencedor!

 

Sobre o autor:

Guilherme Athia é Presidente do IRELGOV, fundador da MOVE, Coordenador do Programa de Relações Governamentais no Brasil do Insper e recentemente foi promovido a Diretor Sênior de Relações Públicas e Governamentais da Nike para Europa, Oriente Médio e África.



Agenda:

09/12/2020, às 9 hs
Reunião com Associados
O conselho convida os associados para um bate-papo e apresentação do balanço da gestão Convergência

Para receber as novidades, materiais e artigos do IRELGOV diretamente em seu e-mail


Inscreva-se