Seminário debate, barreiras às exportações
6 de setembro de 2016

 

Na atual conjuntura econômica, aumenta o interesse da iniciativa privada em debater e descobrir quais questões poderiam ser trabalhadas para aumentar as exportações brasileiras. Certos gargalos são principalmente de responsabilidade do Estado, como estrutura dos portos, linhas de financiamento e facilitação burocrática das operações de exportação. Assim, restam as atividades de promoção comercial e de abertura de mercados, nas quais o setor privado pode e deve atuar. Considerando que a Apex-Brasil tem feito um ótimo trabalho de divulgar os métodos de promoção comercial e de apoiar a participação de empresas brasileiras nas feiras internacionais, merece maior atenção pelas empresas e setores exportadores brasileiros a abertura de mercados estrangeiros.

Para tanto, a Aduaneiras organizou o Seminário “Exportações: Barreiras e Soluções”, realizado no dia 4 de agosto de 2016, que reuniu representantes do governo, empresas e entidades setoriais para discutir as formas de enfrentar as barreiras às exportações brasileiras. Os palestrantes representaram diferentes players e instituições atuantes no comércio exterior, assim permitindo compreender as dificuldades, as conquistas e os planos de atuação de cada grupo.

 

Veja o artigo completo aqui.

 

www.semfronteiras.com.br
2 de setembro de 2016

SAULO NOGUEIRA – Mestre em Diplomacia Comercial, consultor de comércio internacional, professor da Aduaneiras e sócio-fundador do Instituto de Relações Governamentais (IRelGov);

 ANSELMO TAKAKI  – Consultor de relações institucionais para o Brazil Industries Coalition e conselheiro do IRelGov.

 



Agenda:

Para receber as novidades, materiais e artigos do IRELGOV diretamente em seu e-mail


Inscreva-se