Atividade de Relações Governamentais é legítima e estratégica para desenvolvimento do país, segundo pesquisa do IRELGOV
5 de maio de 2016

Instituto de Relações Governamentais apresenta resultados da pesquisa sobre a reputação do profissional da área, realizada com executivos de grandes empresas.

 

São Paulo, maio de 2016 – O IRELGOV, primeiro instituto de relações governamentais do país, em parceria com a Fundamento RP, acaba de lançar os resultados da Pesquisa de Reputação do Profissional de Relações Governamentais. Com o objetivo de mensurar o nível de conhecimento sobre as Relações Governamentais e a relevância dada à atuação do profissional desta área, o estudo conclui que, segundo 80% dos entrevistados, a atividade é legítima.

“A atividade de Relações Governamentais é importante e crucial para o desenvolvimento das empresas, além de ser positiva também para a sociedade, pois este é o profissional que ajuda a empresa a dialogar com a sociedade e com o governo”, comenta Gilberto Peralta, presidente da GE, um dos debatedores presentes no evento de lançamento na CNI, no último dia 2. Para ele, “em um futuro próximo, haverá uma melhor percepção da sociedade sobre essa profissão, pois este profissional de Relações Governamentais ajuda as empresas a atender aos interesses reais da sociedade e dos setores brasileiros em busca do desenvolvimento do país”.

A pesquisa aponta também que para 75% dos entrevistados – 71 executivos de alto escalão – a atividade não é bem-vista pela opinião pública e os atuais escândalos políticos são grandes influenciadores para esta conclusão. Entretanto, 58% dos respondentes acreditam que esta imagem negativa está mudando para melhor. “Acredito que a atividade de Relações Governamentais é extremamente estratégica para as organizações. Na Sanofi Genzyme, este profissional está ao meu lado nas discussões do negócio e desenhando estratégias”, diz Eliana Tameirão, presidente da Sanofi Genzyme, também participante no debate de lançamento.

Para o mediador do evento, Pablo Cesário, gerente executivo da Unidade de Relacionamento com o Poder Executivo da CNI, “o cumprimento das práticas de compliance é fundamental neste processo”. Segundo 80% dos respondentes, compliance, códigos de conduta e governança corporativa foram apontados pela pesquisa como umas das principais ferramentas da cultura organizacional para propiciar a atuação do profissional.

O projeto foi idealizado para fomentar o pilar de Reputação do instituto e promover o debate em torno da legitimidade da atividade. Valeria Café, conselheira do IRELGOV e líder do pilar Reputação, reforça que “nessa pesquisa percebemos que há, ainda, um longo trabalho a ser feito pelo Instituto. Um bom exemplo é a indicação de que é muito importante para a atuação do profissional o reforço dos fundamentos e do conhecimento técnico, e não apenas o bom relacionamento com entes externos. Estratégia, conteúdo e relacionamento devem andar alinhados”.

Kelly Aguilar, Presidente do IRELGOV, diz que “a pesquisa reforça a importância da profissão e a valorização do profissional em seu posicionamento estratégico nas empresas. Este é um grande projeto para o Instituto. Esse ano, além da pesquisa, o Instituto começou a trabalhar na construção de um código de melhores práticas de Relações Governamentais. Queremos elevar o grau de profissionalismo, competência e padrões éticos da profissão”.

 

A partir de agosto, a pesquisa atuará na segunda fase do projeto, entrevistando também os próprios profissionais de relações governamentais e, posteriormente, seus interlocutores no governo.

Veja outras conclusões do projeto aqui.

 

Sobre o IRELGOV

O IRELGOV é primeiro instituto de relações governamentais do Brasil. Fundado em 2015 por profissionais de relações governamentais, a entidade sem fins lucrativos tem como principal objetivo elevar o grau de profissionalismo, competência e padrões éticos da atividade ao posicionar-se como um Think Tank para o setor. Para isso, está baseado em dois pilares fundamentais – reputação e educação – e nos princípios de legitimidade, legalidade, transparência e boas práticas, trazendo informações relevantes para o dia a dia do profissional, fomentando o diálogo entre os setores da economia e visando desenvolver informação e compreender as tendências do mercado. Para saber mais, visite www.irelgov.com.br

 

 



Agenda:

Para receber as novidades, materiais e artigos do IRELGOV diretamente em seu e-mail


Inscreva-se