O IRELGOV lança nesta terça-feira, dia 18, às 10 horas, o paper “Relações governamentais e antirracismo: há estratégias ou apenas discurso?”, que examina o grau de incorporação efetiva da agenda antirracista nas práticas de Relações Governamentais (RelGov) no Brasil.
Para o instituto, é importante refletir sobre as dinâmicas de poder que moldam quem tem voz, quem participa e quem é representado nos espaços de decisão pública. Com este paper, busca contribuir para um debate urgente: o papel da agenda antirracista na atuação das áreas de Relações Governamentais.
Mais do que reconhecer a importância do tema, é necessário compreender como ele se traduz — ou não — em estratégias concretas, estruturas institucionais e práticas de advocacy comprometidas com a equidade racial. A pesquisa oferece uma análise inédita sobre o estágio dessa discussão no campo de RelGov e lança luz sobre um desafio coletivo: transformar o discurso em ação.
A ideia é inspirar organizações, profissionais e gestores públicos a incorporarem a perspectiva racial como um eixo estruturante das relações entre Estado, empresas e sociedade. Promover a diversidade e a inclusão nas Relações Governamentais.
