
Muitos contatos e aprendizados. Esse é o balanço da 7ª Missão Internacional IRELGOV em Bruxelas, Bélgica, realizada de 21 a 26 de setembro. As missões internacionais do IRELGOV são pensadas para aprimorar as habilidades profissionais de quem trabalha com relações governamentais e institucionais por meio de capacitações e visitas técnicas. Nos últimos anos, o instituto promoveu sete missões internacionais, sendo duas para Bruxelas, quatro para Washington DC e uma para Xangai e Pequim. Ao todo, mais de 100 profissionais já participaram deste programa.
A segunda-feira (22), segundo dia da missão, foi marcada por uma imersão no funcionamento da União Europeia: introdução ao enquadramento institucional, político e regulatório do bloco, seguida por um almoço de trabalho sobre o papel das Nações Unidas na cooperação internacional. Durante a visita ao Conselho da UE, os participantes tiveram um encontro com o Assistente Político para Relações Interinstitucionais nas áreas de Comércio Internacional e Política Externa, Fernando Frois Fidalgo, que destacou o papel do Conselho nos acordos de comércio internacionais. A terça-feira (23) foi dedicada ao Parlamento Europeu, quando os participantes puderam conhecer o funcionamento da instituição e conversar com o Eurodeputado, Bruno Gonçalves, sobre as relações entre a UE e o Mercosul e as prioridades políticas do grupo econômico para os próximos anos. O dia também contou com encontros com especialistas da AmCham UE – maior grupo organizado de lobby em Bruxelas – e, à noite, um jantar de networking com o jornalista Paulo Dentinho, que tratou sobre o panorama midiático europeu e os desafios da interação pública e a imprensa.
A manhã da quarta-feira (24) contou com um painel sobre “Perspectivas Setoriais”. O almoço de trabalho abordou a “Política de Sustentabilidade da União Europeia” e, em seguida, uma realizou-se uma sessão sobre “Transparência e integridade institucional na UE” com a Transparência Internacional na UE. O ponto alto do dia foi a visita à Missão do Brasil junto à União Europeia, liderada pelo Embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, que proporcionou discussões sobre o acordo Mercosul-UE, a política comercial europeia e os desafios para empresas brasileiras.
A quinta-feira (25) teve uma imersão na Comissão Europeia. Pela manhã, os participantes tiveram sessões informativas sobre o papel da Comissão em com o Secretário Geral da Comissão Europeia, Nuno Eça. O dia continuou com discussões sobre a política comercial da UE e o Acordo Mercosul, além de um almoço de trabalho sobre a atuação em Public Affairs e Comércio Internacional. O dia foi concluído com uma sessão sobre “Boas-práticas e lições aprendidas em relações institucionais em Bruxelas”.
No último dia da missão, os participantes puderam visitar o escritório do renomado Covington & Burling para discutir as principais pautas de lobby na UE seguida de uma visita ao escritório da ApexBrasil na Europa.
De acordo com a diretora executiva do IRELGOV, Lara Gurgel, “a missão foi uma excelente oportunidade para os profissionais de relgov conhecerem outros cenários. Nos reunimos com instituições de grande relevância e tivemos a oportunidade de compreender, em profundidade, como o lobby é praticado na comunidade europeia. O diálogo direto com autoridades governamentais e representantes institucionais nos permite aprimorar nossa atuação e elevar o nível de profissionalização da área. Embora os contextos e desafios sejam diferentes, fica evidente que a transparência é um elemento central, e esse deve ser um objetivo a ser perseguido no Brasil para que possamos construir uma regulamentação sólida, capaz de oferecer bases consistentes para o exercício legítimo do lobby.”