A dinâmica de negócios na China envolve, direta e indiretamente, o poder público. As relações governamentais ganham grande dimensão em uma economia com forte influência do governo. “Na cultura chinesa o poder é do povo. Seria inconcebível a eles uma decisão que afeta a todos ser tomada por três ou duas pessoas, como no Brasil. Cabe ao povo decidir”, afirmou Evandro de Carvalho, professor e coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, no almoço-debate realizado no dia 12/08, no restaurante Xian, no Rio de Janeiro.
“A China é um país globalizado, mas o governo detém absoluta preocupação de resolver as questões domésticas primeiro e após isso, tratar as demandas externas”, afirmou Christian Perlingiere, diretor regional do escritório da S-RM Consultoria, trabalhando com China desde 2003.
O almoço fez parte dos preparativos da Missão Internacional de Estudos à China.
“A missão à China reúne a experiência do IRELGOV acumulada de três missões internacionais e a contribuição ativa de experts renomados na sua elaboração. Tenho certeza de que será um sucesso”, comentou Gabriel Di Blasi, conselheiro do IRELGOV.
Inscrições para a Missão pelo e-mail irelgov@irelgov.com.br. Informe empresa, cargo ou área de atuação, e telefone de contato.
Saiba mais sobre as Missão Internacional de Estudos à China, organizado pelo IRELGOV.
Veja as fotos do evento: