Expediente #03 – Outubro - 2022
DIÁLOGOS IRELGOV é uma publicação
do Instituto de Relações Governamentais
(IRELGOV)
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associados@irelgov.com.br
Conselho Deliberativo
Jorge Lima - Presidente
Anna Paula Losi - Vice-presidente
Carlos Lima – Conselheiro Administrativo e
Financeiro
Verônica Hoe Lopes – Conselheira Projeto de
Negócios
Diego Zancan Bonomo – Conselheiro
Planejamento Estratégico
Denilde Holzhacker – Conselheira Conteúdos
Wagner Parente Filho – Conselheiro Jurídico
Gisela Martinez – Conselheira Comunicação
Paulo Homem – Conselheiro Parcerias
Silvia de Toledo Fagnani – Conselheira
Relacionamento com Clientes
Diretor de Comunicação
Thomaz D’Addio
Coordenação Editorial
Gisela Antakly Martinez
Thomaz D’Addio
A revista Diálogos IRELGOV é editada pela
Arteiras Comunicação
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E-mail: [email protected]om.br
Jornalista Responsável
Luiza Paula Sampaio (MTb 17.043)
Colaboraram nesta edição

Andrei Gomes, Ângela Oliveira, Anita Cardoso,
Anna Paula Losi, Beatriz Falcão, Carmem
Murara, Daniel Contreira, Daniel Quiroga
Plazas, Danilo Oliveira, Eduardo Galvão,
Elizabeth de Carvalhaes, Fernando de Moraes,
Gabriela Santana, Giovana Carneiro, Gui Athia,
Iolanda Vieira, Isabella Santos, Ivan Ervolino,
Juliana Celuppi, Laura Xavier, Mariana Almeida,
Mariana Chaimovich, Mário Campos, Marlene
Oliveira, Nathalia Pedrosa, Patricia Blanco,
Paulo Homem, Peter-Alberto Behrens, Raiane
Paulo, Raphael Caldas, Renard Aron, Rosilda
Prates, Tacyra Nery, Tatiana Porto, Thais
Marçal, Thiago Messias e Thomaz D’Addio.
Suporte
Márcia Rosa
Patrícia Coelho
Copyright © IRELGOV 2022 – Permitida a
reprodução desde que citada a fonte.
         
democracia e nos elementos formais e práticos que a fazem como tal. Norberto
Bobbio, em sua obra “Estado, Governo, Sociedade: por uma teoria geral da

diferenciam um regime democrático de outro não democrático. Esses elementos
democráticos práticos são, entre outros, a “plena aceitação, numa comunidade

          
ideias e pontos de vista e a construção de consensos. Nesse sentido, o lobby tem
papel fundamental na sociedade e na construção democrática, pois organiza a
representação de interesses diversos frente às comunidades políticas.
E é basicamente em um ambiente democrático que o lobby pode efetivamente
funcionar, pois é de sua natureza a busca de consensos por meio de negociação. A
atividade pode não apenas defender os interesses de pequenas causas e minorias
como contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais inclusiva,
como será possível ler em uma de nossas matérias.
lobby em outros países e
as formas de atuação em Brasília, centro do poder da República, nos estados e,
principalmente, nos municípios, que representam elementos mais cotidianos da
política e do funcionamento do estado, muito mais conectado às particularidades
locais.
lobby
no século XXI? O que pensam hoje e como imaginam a atividade ao longo das

talento e empenho para levar adiante o trabalho de relações governamentais e
institucionais.
“Governo do povo, pelo povo, para o povo”. Essas palavras, proferidas pelo então
presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln no Discurso de Gettysburg, em

         
sobre essa forma de organização política e como ela proporciona condições ideais

Boa leitura!
Gisela Martinez e Thomaz D’Addio
EDITORIAL
Nesta edição
03
13
43
IRELGOV lança edital com foco no terceiro
setor
O lobby pela Lei de Cotas
RADAR
ARTIGOS
O lugar do lobby na
sociedade
06
Admirável mundo
novo 10
A grande força dos
pequenos 17
O lobby perto de
 23
Os caminhos do
planalto 27
Gringos e lobby
30
Juventude com
responsabilidade 38

do Congresso
Nacional 46
Democracia é o
nosso negócio 49
Qual a medida da
responsabilidade
pública? 52
Fala, associado! 55
Novos associados 56
Democracia, o espaço dos consensos
CAPA
3
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
O IRELGOV criou recentemente no site as
seções “Promovendo o RelGov” e Vagas
em RelGov, onde serão postadas quinze
-
nalmente as movimentações no mercado
de relações governamentais e institucio
-
nais. Além disso, também passarão a ser
publicadas oportunidades na área. Os inte
-

ou uma vaga podem encaminhar as infor
-
mações para
associados@irelgov.com.br
.
Contamos com sua participação!
RADAR
Promovendo o RelGov: IRELGOV cria espaço
de divulgação de oportunidades e promoções
Foto: Thiago Ribeiro
IRELGOV lança edital com foco no terceiro setor
Com o objetivo de aumentar a visibilida-
de de ações de relações governamentais
com foco no terceiro setor, a editora Diá
-
-
lho o projeto editorial “O povo no poder:
quando a sociedade ocupa seu lugar de
fala. Após envio e análise dos artigos pelo
-
pantes selecionados deverão encaminhar
o artigo completo até o dia 16 de novem
-
bro de 2022 ao e-mail
editora.dialogos@
irelgov.com.br
. No título do e-mail deve
constar: “Projeto Editorial IRELGOV 2022”.
Mais informações em
www.irelgov.com.
4
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
Insper oferece 15% de desconto em cursos
presenciais para associados ao IRELGOV
O IRELGOV renovou a parceria com o Insper,
que oferece 15% de desconto para os asso-
ciados nos cursos presenciais de Compliance
e Governança no Setor Público (24 a 27/10),
Relações Governamentais no Brasil (31/10 e
1/11) e Estratégias de Negociação Empresa-
-Governo (3/11 e 4/11). Saiba mais em:
www.
irelgov.com.br
O curso de Relações Governamentais é um
dos mais tradicionais do portfólio de cursos
de Gestão e Políticas Públicas do Insper, ofe
-
recido há muitos anos. Sua oferta foi recen-

às necessidades de quem precisa aprimorar
estratégias e técnicas de negociação junto ao
governo ou se adaptar às mudanças tecno
-

governamentais e estratégias de negociação
contam com a liderança de Milton Seligman,

também Ministro da Justiça, e um time de do
-
-

RADAR
5
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
-
ciados em Brasília e São Paulo e promoveu o
Ciclo de Debates sobre as Eleições 2022.
Em Brasília, o evento aconteceu na BMJ e
teve moderação de Beatriz Falcão, gerente
na Inteligov e produtora do Podcast Patada
de Pantufa, e participações de Wagner Paren
-
te, conselheiro Jurídico do IRELGOV e CEO da
BMJ Associados, e de Flávia Said, jornalista
do Metrópoles.
A nova legislatura, independente de quem
      
caráter de continuidade. Ainda assim, é de se

-
nal de relgov. O fortalecimento do Congresso
fará com que agentes econômicos aumentem

Parente.
Em São Paulo, o encontro foi realizado na
ESPM SP, com moderação de Juliana Celuppi,
CEO da Radar Governamental, e participação
de Fábio Zambeli, analista-chefe no JOTA, Pa-
-
to Palavra Aberta e André Eler, diretor adjun-
to na Bites.
RADAR
IRELGOV promove Ciclo de Debates sobre
Eleições 2022 em Brasília e São Paulo
O lugar do lobby na sociedade
MATÉRIA
6
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 3 - OUTUBRO
      
palavra lobby pela sociedade brasileira leva a

que trata a atividade de forma pejorativa. Um

-
do consiste no não aproveitamento do que a ati-
vidade proporciona – a possibilidade de minorias
se fazerem ouvidas pelo poder decisório, corri
-
gindo distorções e fortalecendo a democracia.
 lobby? Quais são seus efeitos e
resultados?
Talvez a versão mais conhecida para a origem da
palavra lobby mencione como autor do termo, o
então presidente dos Estados Unidos, Ulysses
Grant, que enquanto desfrutava de charutos e
conhaque no saguão do Hotel Willard referia
-
-se às pessoas que o abordavam como lobistas.
“Mas isso não é o início. O lobby tem a mesma
idade que a negociação, a comunicação. Come-
çou quando, em algum momento da história, um

       
para práticas ambientais, sociais e de gover
-
nança) e Stakeholder Governance e fundador do
IRELGOV, Gui Athia.
Para Mariana Chaimovich, advogada e diretora
      
primeiro cientista político que empregou esse
       
-

ou a aprovação ou rejeição de proposições le
-
gislativas, foi Arthur Bentley em The Process of
Government, do começo do século XX. “Mas, é

-
til, e de uma discussão sobre a tentativa de dife-
renciar a defesa de interesses de maneira ampla
e o lobby em sentido estrito”.
Mariana Chaimovich

Diálogos, do IRELGOV
7
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
O lobby pode ser entendido como uma forma
de participação da sociedade nas decisões que
afetarão suas atividades. É, portanto, a tentati
-

decisórios, levando informações para melhorar
o conhecimento dos que tomam as decisões. E

-
cutivo, Legislativo e Judiciário.
“Os chamados “grupos de pressão” elaboram es
-
tratégias para dar suporte às suas demandas e
interesses. Para tal, usam uma gama amplíssima
e multifacetada de atividades que incluem cole
-
ta de dados e informações, elaboração de pes-
quisas estruturadas, propostas de políticas pú-
blicas e, é claro, a busca por atores que podem
apoiar seus pleitos.
O contato direto com um parlamentar ou um

estágio desse processo, apesar de ser, geralmen
-

por trás dos bastidores do que se imagina”, reve
-
la Chaimovich.
      
lobby só tem a oferecer a sociedades democráti-
cas, pois traz à tona visões diferentes, enrique-
cendo o debate. Mas e quando essas condições
não são seguidas? Segundo Athia, o lobby “er
-
rado” acontece quando, além da corrupção ile-
gal, tem a corrupção moral, aquela que ignora a
governança. “Governança é propósito, pessoas,
processos e performance. Propósito é o resulta
-
do da decisão. Pessoas são os participantes do
lobby, com inclusão e diversidade de perspec
-

performance consiste em ter resultados”.

governamentais e institucionais possuía trânsito
fácil nas sedes do poder em Brasília, por conhe
-
cimento e até amizades. Com o passar dos anos,

além de habilidades de relacionamento inter
-
pessoal, conhecimentos técnicos e em áreas de

Informação.
Gui Athia
Professor e consultor de ESG e
fundador do IRELGOV
Lobby errado é aquele que constrói muros
e lobby certo é aquele que constrói pon-
tes”
Gui Athia
MATÉRIA
8
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
“Hoje, é muito mais fácil ter acesso aos tomado-
res de decisão, até pelo fato de termos acesso
ao número de telefone ou ao e-mail do parla
-
mentar no próprio site do órgão”, diz Mariana
     
-
lações governamentais devem demonstrar, com
pesquisas metodologicamente estruturadas, os
motivos que estão por trás dos seus pleitos. Isso
se tornou possível graças ao uso de ferramentas
tecnológicas que aumentaram sobremaneira a
capacidade preditiva de quem trabalha com o
tema. Há inclusive empresas que fazem monito
-
ramento e análise dos dados, permitindo que os
     
-
tes em seus cotidianos”.
Gui Athia corrobora: o lobby acompanha as mu
-
danças da sociedade. “A atividade vem mudando
rapidamente com as redes sociais e os Millenials.
      
     
-
ca e a polarização política, o lobby mudará ainda
mais”.Democracia e lobby estabeleceram uma

no sentido stricto sensu, fora de um ambiente
democrático e a primeira tem muito a ganhar
com o lobby.
A atividade tem como objetivo, antes de tudo,
informar a sociedade e os formuladores de po
-
líticas públicas sobre os assuntos a serem deba-
tidos. “Precisamos lembrar que parlamentares
      
geral, históricos diferentes. Além disso, não é
possível ter conhecimento sobre absolutamen
-
te todos os assuntos que podem passar por sua
apreciação para elaborar decisões embasadas”,


     
baseadas em dados. Isso permite que determi
-
     
uma política pública que, apesar de ter boa in
-
tenção, não supre a necessidade ou a realidade
em que está inserida, e, muitas vezes, pode ser
até prejudicial para a população”.
A aprovação de leis, em um ambiente demo
-
crático, é mais lenta do que em um sistema di-
tatorial, porque o caminho que o processo pre-
cisa percorrer entre os poderes – Legislativo e
       
Congresso – é mais demorado. “O mais impor
-
tante a notar é que, em governos democráticos,
as discussões são mais ricas, com a participação
ampliada de atores, com percepções diferentes

portanto, potencialmente mais compreensivo”,
ressalta Chaimovich.
Para a diretora da Diálogos, o lobby é algo po
-
sitivo e que tem, inclusive, previsão constitucio-
nal: a nossa Constituição, ao assegurar a todos o
direito de petição aos Poderes Públicos em de
-

cidadãos provoquem a atenção dos poderes pú
-
blicos a respeito de determinada situação pela
qual tenha algum interesse. E é justamente essa
a função do lobby. “Isso tem relação direta com
a discussão sobre a regulamentação da ativida
-
MATÉRIA
9
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
      -

relações governamentais. Acredito que os bene
-
fícios que a regulamentação pode trazer para a
     
      
que essa legislação está sendo avaliada de per
-
to, para que não traga restrições desmedidas ou
desproporcionais à atuação dos lobistas”.
Nem todos concordam integralmente. “Não de
-
fendo a regulamentação do lobby, defendo sua


“Mesmo imperfeito, a UE tem um sistema que
traz estudos preliminares, discussões técnicas,
consultas públicas e relatórios de evolução,
entre outros. Regulamentar o lobby é dar o ga
-
barito ao mal-intencionado e dizer a ele que
se seguir à risca estará blindado legalmente”.
Mas como seria a sociedade se não houvesse
lobby? “Idealmente seria perfeita”, brinca Athia.

famílias. A sociedade precisa entender o proble
-
ma, ouvir, conversar, negociar e trabalhar junto
para resolver. Se não for assim, é cada um na sua.
Ou pior, um contra o outro, um jogo de soma
zero. Lobby errado é aquele que constrói muros
e lobby certo é aquele que constrói pontes —im
-
portante, pontes que duram”.
Chaimovich alerta: uma sociedade sem lobby
corre o risco de ter uma regulamentação que
não funciona, descolada da realidade. “Isso traz

Em sociedades democráticas, os tomadores de
decisão são – e devem ser – confrontados com
     
-
-
pectivas e opiniões distintas para subsidiar suas
escolhas. Os lobistas providenciam informações

missão resguardar os interesses da sociedade”.
MATÉRIA
Admirável mundo novo
MATÉRIA
10
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03- OUTUBRO
O olho a olho e o aperto de mãos não saíram (ain-
da) de moda, mas o mundo digital já é uma reali-
dade no lobby
de dados para defender suas causas e convencer

-
dade dos computadores no monitoramento de
projetos, levantamento de dados e até mesmo

Na entrevista a seguir com Renard Aron, consul
-
tor, autor do livro “Lobby Digital” e produtor do
podcast PolicyZone 

-
ra da atividade.
Quando surgiu o lobby digital?
O lobby digital vem evoluindo com a internet.
Começou em meados dos anos 2000, quando as
ferramentas digitais eram usadas para turbinar
      
-
plo, podia-se disseminar informações ou convo-
car um protesto via e-mail. Bastava ter um banco
de dados para mobilizar a base. Naquela época
o processo era centralizado e intermediado por
uma organização. Com o surgimento das redes
sociais e sua adoção em maior escala no início da

-
naram agentes organizadores. Neste novo uni-
verso, é o cidadão que decide como participar.
Ele pode compartilhar uma informação com sua
rede via um hashtag no Twitter, criar um vídeo e
postar no Instagram ou no YouTube ou assinar

-
tralizada -- baseada numa lógica “top-down” -- e
passou a ter “vida própria” nas redes sociais.
Renard Aron
Consultor, autor do livro “Lobby Digital” e
produtor do podcast PolicyZone
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
MATÉRIA
Quais as vantagens e desvantagens desse tipo
de lobby?
A principal vantagem do lobby digital é que ele

      
grupo de interesse, qualquer um pode fazer
lobby. Basta compartilhar um chamado à ação,
assinar uma petição na change.org ou compar
-
tilhar uma hashtag no Twitter referenciando um
PL e o nome de um deputado.
E se meia dúzia de assinaturas não farão a dife
-
rença, 1 milhão podem. Mas a conversa nas re-
des, por sua própria natureza, é rasa, está sujeita
às fake news e pode ser desvirtuada pela ação de
bots. Além do mais, as redes impõem uma dinâ
-
mica própria, onde temas podem prosperar de
forma muito mais rápida sem que tenha havido
tempo para um debate mais aprofundado. Um
caso emblemático foi a Lei da Pílula do Câncer,

via redes sociais e a mídia tradicional a favor de
um medicamento que não havia sido testado em

-
ra competente levou o Congresso a aprovar o PL
em poucas semanas. Dois meses depois, o PL foi
considerado inconstitucional pelo STF.
Quais as ferramentas mais comuns para fazer
lobby digital?
Hoje, as redes sociais mais utilizadas são Twitter,
Instagram, YouTube e Facebook, cada uma com
seu público-alvo e lógica própria. Dependendo

-
tos curtos ou uma combinação destes. Grupos

-
te na hora de educar e mobilizar um grupo me-
nor. Além do mais, temos as plataformas como a
change.org e Avaaz onde pessoas podem assinar
petições a favor ou contra uma proposta de po
-
lítica pública.
Todos os setores utilizam essa modalidade?
Quais os principais?
Difícil falar em setores, pois dentro de um setor

ao lobby digital. De uma maneira bastante sim
-
plista, vejo empresas que nasceram nos últimos
15 anos como as mais adeptas ao lobby digital.
Elas já nasceram com o “digital” no seu DNA e
normalmente se estruturam para ter uma cone
-
-
ciedade.

outro lado, empresas B2C, por estarem mais per
-
      

como a IBM, uma empresa centenária B2B que,

-
citação para que seus colaboradores possam ir
às redes.
O lobby digital usa menos recursos nanceiros?
Se sim, isso permite sua utilização por empre
-
sas e associações com pouco dinheiro?
As redes sociais reduziram as barreiras à entrada
de novos participantes no debate e o custo de
mobilizar a sociedade. Basta uma empresa subir
um post em seu blog ou uma ONG soltar um cha
-
mado à ação na sua conta do Instagram.
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
MATÉRIA
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
Neste sentido, o lobby digital utiliza menos re-
     
on-line requerem mais do que um blogpost. Por
     
monitoramento das redes, construir uma mensa
-
gem que conecte, desenvolver um vídeo, mapear
os stakeholders no espaço digital, contratar um

-
ne. E aí o custo já é bem maior. Além do mais, é
 
-
tendam o espaço digital, pois o lobby nas redes
é diferente do lobby tradicional: a linguagem é
outra, a lógica é outra e os riscos são outros.
O lobby digital é democrático e inclusivo?
Sim. Ele permite que qualquer um participe do
processo via redes sociais, nos seus próprios ter
-
mos, isto é, quando e como ele quiser. Só que
ainda persiste a ideia de que lobby, poder e di
-
nheiro são inseparáveis. No entanto, as redes so-
ciais, ao agregarem a voz do cidadão, tornam-se
um alto falante poderoso. Fica difícil o decisor
ignorar uma petição que junte 500 mil ou 1 mi
-
lhão de assinaturas. Isto é, o lobby digital empo-

Fake news  
-
ção do debate trazem um risco razoável de alie-
nar o cidadão da conversa e diminuir a diversida-
de de opiniões.
De que forma os políticos usam o lobby digital?

comunicar com a sociedade. Claro que nem to
-
dos os políticos estão nas redes compartilhando
seu ponto de vista, mas hoje temos um Presiden
-
te da República bastante ativo. No Congresso, a

está nas redes diariamente, advogando a favor
de PLs, como o que tratava da pobreza mens
-
trual e mais recentemente da poupança do en-
sino médio.
Qual o futuro do lobby digital?
Quem dera ter uma bola de cristal! Inclusive,
gasto um capítulo inteiro do meu livro argumen
-
  
acredito que estamos numa fase de transição
em que uma primeira fase das redes sociais (na
qual o lobby  
trás. Foi a fase na qual as redes sociais eram tudo
de bom até que descobrimos que não eram.
Agora estamos numa fase de transição, marcada
por uma avaliação crítica do que foi a primeira
fase, com foco no que não deu certo: as bolhas
e a polarização, as fake news, os escândalos do
Facebook, o assédio on-line e por aí vai. Os futu-
ros das redes sociais e, por conseguinte, do lo-
bby digital estão conectados.
Se a sociedade souber internalizar de forma sau
-
dável os aspectos negativos das redes sociais,
acredito que podemos avançar para uma segun
-
         

-
sos sejam gerenciados. Mas esta não será uma
tarefa fácil.
A conhecida e tantas vezes repetida frase
atribuída ao estadista britânico Winston
Churchill – “A democracia é a pior forma de

-

da história” – talvez seja a melhor maneira de

-
co criado pelos gregos do período clássico e
aprimorado desde então. Como tudo, possui
defeitos, mas é o único que garante a todos,

Para a presidente do Instituto Palavra Aber
-
ta, Patrícia Blanco, não há dúvidas: a demo-
cracia é, de fato, o único sistema político
organizado de um estado que permite que
vozes diversas se sentem à mesa, divirjam,
mas depois cheguem a um consenso.
O benefício desse modelo é permitir a dis
-
cordância de forma democrática. Não pre-

juntos e nos respeitarmos. Não vejo como al-
cançar consenso sem um ambiente democrá-


-
põem o pensamento único e quem discordar

-
    
acredita que a democracia é o sistema políti
-
co onde o desejo da maioria da população é
ouvido. “Os cidadãos votam em seus repre
-
sentantes, que discutem e buscam o consen-
so para criar leis, normas e políticas públicas
que melhorem a vida de todos. Ela permite a


-
são pelos representantes eleitos”.
Democracia, o espaço de
construção de consensos
CAPA
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03- OUTUBRO
Não vejo como alcançar consenso sem um
ambiente democrático. O sistema demo-
crático é mais trabalhoso, a construção
de consenso é mais trabalhosa, mais exi-
gente, mas ao mesmo tempo permite cor-
reções de rumo
Patrícia Blanco
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
CAPA
Uma das grandes vantagens da busca por
opiniões diversas e pela formação de con-
sensos é a construção de políticas públicas
    
chances de acerto. “É uma forma de gover-
no que pressupõe o debate, possui siste-
mas de pesos e contrapesos (checks and
balances) para balizar a legalidade e visa
a coletividade, o oposto de regimes tota-
litários que governam sem a visão cons-
      
     
e diretor de Comunicação do IRELGOV,
Thomaz D’Addio. “Charles Tilly escreveu
um artigo chamado ‘Democracy is Lake’, ou
seja, a ‘Democracia é um lago’, e, portanto,
sua formação depende da água, do fundo
do lago, 
como Churchill, concordo que é a melhor
que temos até o momento, mas é importan
-
te analisar, entender e compreender as nu-
ances de seu funcionamento em cada país”.
Há quem considere a democracia um mode
-
lo fraco, no qual as decisões demoram a ser

-
lhaes ressalta que o debate é imprescindível.
Para ela, até podem ser criados meios para
dar agilidade para a tomada de decisão em
temas urgentes, mas é sempre preciso ouvir
todos os lados envolvidos em uma questão e
dar chance para que opinem.
“Não é raro ouvirmos frases como “isso está
democrático demais” ou “muita democra
-
cia para o meu gosto” quando se referem a
processos com muitas instâncias de partici-
pação. A meu ver, processos consensuais e,
sobretudo, plurais, que escutem diversos
pontos de vista, tendem a gerar decisões
mais legítimas, aceitas e aplicáveis no longo
prazo”, corrobora D’Addio.
Patrícia Blanco
Presidente do Instituto Palavra Aberta
A meu ver, processos consensuais e, so-
bretudo, plurais, que escutem diversos
pontos de vista, tendem a gerar decisões
mais legítimas, aceitas e aplicáveis no
longo prazo
Thomaz DAddio
15
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
CAPA
Patrícia Blanco considera que há falta de real
entendimento do que é democracia, por isso
é essencial defender e promover a liberdade

ressalta que é importante educar a socieda
-
de para a democracia.
A Constituição de 1988 tentou tirar todos
os resquícios da ditadura militar. Um deles
foram as aulas de OSPB (Organização Social
e Política Brasileira). No entanto, não colo
-
camos nada no lugar e as pessoas cresceram
com desconhecimento sobre os problemas
do país. Isso tem que ser revisto, pois trata
-
-se de formar cidadãos”.
Nas democracias, o lobby é considerado uma
ferramenta legítima. “Mais do que isso, é le
-
gal e necessária, já que permite que os mais
diferentes grupos ofereçam informações
com o intuito de defender seus interesses
      
acordo com Thomaz D’Addio, o lobby nada
mais é do que a representação de pontos de
vista de grupos, podendo ser grupos econô
-
micos, identitários ou de causas. “Ilegítimo
é o uso de métodos ilegais para fazer pre
-
valecer seus interesses, isso não é lobby, é
crime”, reforça.
“Não há espaço para transformação ampla
sem democracia”, garante Blanco. “E o lobby,

-
ramenta para as mudanças, de forma demo-
crática. O lobby tem uma nova área que vem
crescendo, o advocacy, mais voltado para
defesas de causa do que de setores. Esse é
um dos futuros da atividade”. Elizabeth de
Carvalhaes concorda com a necessidade de

A atividade ainda é entendida por alguns
de maneira errada. No entanto, é graças a
ela que os formadores de políticas públicas,

-
seguem informações, dados e análises sobre
É por meio dessa atividade que os grupos
conseguem defender seus interesses e de-
monstrar como eles podem beneficiar a
sociedade e o país”
Elizabeth de Carvalhaes
Elizabeth de Carvalhaes

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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
CAPA
determinado tema e podem tomar decisões
mais seguras, entendendo como ela bene
-

democracia”.
  
das democracias, é neste sistema político
que o lobby põe em prática um de seus prin
-
cipais conceitos – a participação de todos.

com seus representantes eleitos, o povo
consegue opinar e defender seus pontos de
vista.
“Em regimes não democráticos também
lobby, mas não são todos os grupos que
possuem acesso aos tomadores de decisão.
      
LGBTQIA+ são suprimidos, grupos ativistas
que fazem lobby pela causa podem ser repri
-
midos, presos ou mortos. Nesse trágico e la-
lobby para todos,
apenas para os aceitos por determinado re
-
gime”, lamenta o diretor da Edelman.
A capacidade do lobby de dar voz a todos os
grupos que compõem a sociedade, defen
-
dendo causas e proporcionando oportuni-
dades às minorias, faz dele um ingrediente
importante para a manutenção das demo
-
cracias. “O lobby possibilita que os diversos
elos da sociedade sejam ouvidos pelos for
-

regulamentações e programas de governo.
É por meio dessa atividade que os grupos
conseguem apresentar seus interesses e de
-
-
ciedade e o país”, defende Elizabeth.
“O lobby é para todos, não é apenas de em
-
presas ou grupos econômicos, mas também
de causas e grupos identitários. Uma socie
-
dade mais plural somente será construída
quando todos os grupos postularem seus
interesses e participarem do processo de
discussão de políticas públicas”, argumenta
Thomaz D’Addio.
Thomaz D’Addio

Advisory e diretor de Comunicação do IRELGOV
O grande público tem uma visão: o lobby só é
acessível a grandes empresas e corporações

-
ceiros e especialistas capacitados para de-
fender seus interesses – na maior parte das

Governo. Pequenas associações e minorias
não teriam condições de arcar com essa ati
-
vidade, tornando-a privilégio de poucos gru-
pos. Talvez no passado assim fosse, mas hoje
a realidade é outra: há diversos mecanismos
que permitiram a oportunidade de minorias
se fazerem ouvir, em especial na era digital,
com ferramentas que potencializam essas
vozes, proporcionando-lhes cidadania.
Para Beatriz Falcão, cientista política, geren
-
te de comunidade e especialista em policy
da Inteligov, o fato de estarmos inseridos
em uma democracia possibilita que qual
-
quer grupo organizado faça lobby. Mas há
uma ressalva: o acesso ao poder público não
está disponível de maneira igualitária para
todos os setores da sociedade. “Pequenas
associações vivem de contribuições dos as
-
sociados e, a depender de sua estrutura in-
terna, podem não suportar os custos de um
trabalho altamente especializado, como o
de Relações Institucionais Governamentais
(RIG). No entanto, podem e devem criar rela
-
cionamento com autoridades e participarem
ativamente do processo de tomada de deci
-
sões. A efetividade do trabalho das associa-
ções pode gerar ainda melhores resultados
quando feito de maneira local, em casas sub
-

A grande força dos pequenos
MATÉRIA
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03 - OUTUBRO
Beatriz Falcão
Gerente de comunidade e especialista
em policy da Inteligov
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
MATÉRIA
A superintendente da Fundação Tide Setu-
bal, Mariana Almeida, pondera: pequenas
     
-
fender seus interesses, a questão é a efeti-
     
de fazer uma boa leitura de quais são os
processos dentro da estrutura pública que

levada à frente. É importante pedir algo que

plurianual do governo. O melhor é agirem de
maneira conjunta com outras organizações
do terceiro setor”. Para a fundadora e pre
-
sidente do Instituto Lado a Lado pela Vida,
Marlene Oliveira, no caso de organizações
da sociedade civil o que mais se adequa são
as ações de advocacy, baseado no diálogo e
na educação. “Organizações como a nossa

ressalta.
Tatiana Porto, diretora de Relações Gover
-

digitais proporcionam que a defesa de inte-
resses e o engajamento esteja ao alcance de
todos. “Não estou dizendo que é simples,
mas está cada vez mais factível. No passado,
-
jamento de mídia e logística, tornando prati-
camente impossível sua implementação por
uma pequena associação sem um investi-
mento mais robusto. Hoje, isso é diferente”.
Mas todos os setores conseguem fazer
lobby? Beatriz Falcão tem dúvidas: o fato
de todos poderem fazer lobby
que todos consigam fazer lobby. “Lembre-
mos que o lobby não é uma atividade, mas
o conjunto de várias. Fazer monitoramento
Mariana Almeida
Superintendente da Fundação Tide Setubal
Tatiana Porto

19
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
de temas de interesse, proposições, mapea-
mento de stakeholders, além de planejamen-
to estratégico e articulação com autoridades
demanda tempo e recursos e, infelizmente,
não são todos os grupos da sociedade que
-
plo uma ONG que trabalhe com pessoas em
situação de vulnerabilidade: dada a limitação
de recursos e de pessoal, é preciso priorizar
qual trabalho será feito. Ou a ONG se dedica
a ajudar as pessoas, ou dedica seu tempo a
estar em órgãos públicos pleiteando melho-
rias para a população”, lamenta.
Segundo Tacyra Oliveira Valois Nery, direto
-
ra da Sinapse Brasil Consultoria de RIG em
Saúde, todos os segmentos podem e devem
fazer a defesa de seus interesses e, des
-
ta forma, oferecer sua contribuição para a
construção democrática das decisões. “Mas

-
lítica, estratégia adotada, da construção da
narrativa, de um correto mapeamento de in-

defensores. Se este processo for conduzido

sucesso”.
A diretora de Relações Governamentais da
       
segmentos conseguem, sejam eles repre
-
sentados por uma pessoa, por uma empresa,
por uma associação ou por uma comunida-
de. “Do combate à fome ao recapeamento
do asfalto no seu bairro. Da defesa do meio
ambiente ao cuidado das praças e jardins da
sua vizinhança. Não há nada tão grande ou
tão pequeno que não possa ser objeto de


No entanto, muitas vezes os pequenos se de
-
param com movimentos que se opõem aos
seus interesses e que são muito poderosos.
Nesses momentos, formular estratégias de
forma meticulosa e investir em comunicação,
selecionando com cuidado os canais a se-
rem utilizados, podem ser boas alternativas.
Não há nada tão grande ou tão pequeno
que não possa ser objeto de defesa de in-
teresse pela sociedade
Tatiana Porto
Tacyra Oliveira Valois Nery
diretora da Sinapse Brasil
Consultoria de RIG em Saúde
MATÉRIA
20
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
A melhor estratégia contra grandes grupos
é sensibilizar a comunidade da importância
de seu pleito. O advocacy, nesse caso, cos-
tuma ser uma estratégia melhor, especial-
mente pensando em grupos com poucos
recursos”, revela Beatriz Falcão. “Para isso,
é preciso traçar as metas da campanha e
    -
munidade. A comunicação é fundamental e
deve ser pensada com cuidado. A mensagem
passada deve ser clara, concisa e apelativa,
     
a causa e traga a responsabilidade para si. O
uso de mídias sociais, apoio de pessoas in-
-
nitários costumam surtir efeitos positivos”.

força do mundo digital. “Sem dúvida, o ca-
minho mais efetivo são as mídias sociais. O
poder de mobilização é enorme. Um embai-
-
to é um caminho”.
A presidente do Instituto Lado a Lado pela

uma ferramenta democratizante. Segundo
ela, com o crescimento dos canais de comu
-
nicação, principalmente as mídias sociais,
cada vez mais o conceito de pequenos e
poderosos tem sido revisto. “Entretanto, a

tratamos os assuntos. Acreditamos que para
impactar positivamente uma causa é neces
-
sário atuar com foco e empenho. Além da
ética e de ter muito claro quais são os pro-
pósitos que a organização preconiza, é fun-
damental que os limites de atuação sejam

A questão dos impactos da atuação é funda-
mental. Para tal, é preciso que os protago-
nistas da causa efetivamente se apropriem

do trabalho da Fundação Tide Setubal, que
atua em São Miguel Paulista, distrito da
Zona Leste de São Paulo, há mais de 15 anos.
A superintendente da instituição, Mariana
Almeida, acentua a importância do envolvi
-
mento da comunidade. “Se ela está envol-
A maior força está na transparência com
que tratamos os assuntos”
Marlene Oliveira
Marlene Oliveira
Presidente do Instituto Lado a Lado
pela Vida
MATÉRIA
21
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
vida desde o começo aí sim os impactos po-
sitivos são reconhecidos como uma vitória.
Ao longo desses anos, aprendemos a traba-
lhar ali, sempre trazendo a comunidade para
dentro do processo. Hoje trabalhamos para
capacitá-la para atuar em prol de melhorias
junto ao poder público, em um processo mui-
to mais participativo, do qual ela se tornou a
protagonista”, comemora.
De acordo com Marlene Oliveira, os resul
-
tados são medidos pelas conquistas e pelo
engajamento da sociedade com uma deter-
minada causa. “A população está cada vez
mais atenta aos que trabalham seriamente.
Para que os resultados sejam percebidos é
preciso divulgar amplamente as conquistas
e trazer cada vez mais apoiadores que dis-
seminem as informações do trabalho reali-
zado”.
Tacyra Nery concorda que o engajamento
das pessoas é essencial e que vem aumen
-
-

que a participação popular e a sociedade or
-
ganizada são realmente capazes de realizar
mudanças. Contudo podemos observar que
as pessoas estão se organizando, participan
-
do de reuniões, questionando. A informação
está chegando e as pessoas estão mais inte
-
ressadas e participativas”.
Ela acredita que o resultado da defesa de
interesse muitas vezes não é percebido por
quem não participa ativamente do processo,
mas isso pode mudar utilizando ferramen-
-
ferentes meios de comunicação e as redes
     
comunidade de que agora realmente podem
ser ouvidas”.
A conselheira do IRELGOV, Silvia Fagnani,
      
Pupa, para o qual foi feito um trabalho de
advocacy
Instituto foi criado por um grupo de mães de
crianças atípicas para dar voz às suas causas

Supremo Tribunal julgou procedente o pedi
-
do dos planos de saúde de atender somente
as enfermidades constantes no ROL da ANS.
      
garantir que terapias não previstas pudes-

caso a caso, já que muitas terapias não inclu-
ídas no ROL são essenciais para o acompa-
nhamento de pacientes autistas, com escle-
rose múltipla, câncer e outras doenças.
E foi por meio da atuação ativa destas mães
que o pleito chegou ao Congresso Nacional,

no Senado, depois de passar pela Câmara
dos Deputados, numa tramitação acelerada
pela atuação dos grupos organizados por
elas. Uma clara demonstração de que a força
das minorias é capaz de resultados compen
-
sadores – desde que tenham foco, planeja-

MATÉRIA
Se por um lado as dimensões continentais
do Brasil resultam em rica diversidade cultu
-
   
as esferas da gestão pública - e com o lobby

as pessoas vivem, como diz o chavão. Mas
como fazer lobby do Oiapoque ao Chuí?
A atuação de relações governamentais é
       
municípios”, diz Juliana Celuppi, CEO do
Radar Governamental e sócia-diretora da
Celuppi Advogados. A atuação de relações
      
país, em especial nos estados e municípios.
A multiplicidade cultural do Brasil tem im
-
       
estratégias”.
Segundo Celuppi, os planejamentos devem
      
comunicar uma demanda deve ser adequa
-
da a cada região. “É necessário de antemão
     
inúmeras políticas locais. Entender a distri
-
buição das forças e o histórico político da
localidade, que pode ser bastante diferente

-
ciais”.
O lobby perto de você
MATÉRIA
23
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03- OUTUBRO
A atuação de relações governamentais é
um desafio em todo o país, em especial
nos estados e municípios. A multiplicidade
cultural do Brasil tem impacto em como
se constrói e executam as estratégias
Juliana Celuppi
Juliana Celuppi
CEO do Radar Governamental
24
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
MATÉRIA
O presidente da Siamig (Associação das In-
dústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais),
Mário Campos, considera o lobby no âmbito
     -
dades são muito maiores quando se trata do
interior do Brasil. “Primeiro que a estrutura

conversar sobre assuntos importantes. Em
-
tão ali full time para fazer política, à disposi-
ção para dialogar. Quando a gente vai para a
esfera municipal, muitas vezes o parlamen-

trabalhando normalmente. A atividade par-
lamentar é um adicional”. Ele lembra que
atuar em regiões tão vastas necessita de um
  

      -

câmaras, assembleias e assembleias”.
Para Paulo Homem, head de Relações Ins
-
titucionais, Comunicação & Sustentabili-
dade da Commit Gás S.A. e conselheiro do
IRELGOV, a dinâmica dos estados é bem pa-
recida com a atuação federal. Os principais
players são os governos estaduais e Prefeitu
-
ras, Assembleias Legislativas e Câmaras Mu-
-
duais, cada vez mais relevantes em setores
regulados, como gás, saneamento e energia.
“Hoje um dos temas mais críticos para diver-
sos segmentos é a agenda ambiental. Nesse
sentido, os órgãos públicos de meio ambien-
te são stakeholders importantes”.
E quais ferramentas usar para conseguir

-
tante ter conhecimento dos riscos e opor-
tunidades, sendo essencial também o apoio
local e o uso da tecnologia como aliada para
que o acompanhamento possa acontecer de
forma sistematizada. “Partimos então para a
formulação de uma boa estratégia de inter
-
A dinâmica dos estados é bem parecida
com a atuação federal
Paulo Homem
Mário Campos
Presidente da Siamig (Associação das
Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais)
25
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
locução junto ao Poder Público, conhecendo
todos os nomes envolvidos no processo, tra
-

decisão, conhecendo a fundo o seu pleito e
o processo pelo qual ele deve passar até tor
-
nar-se uma alteração regulatória”.
“Todas as ferramentas devem ser conside
-
radas - de um estudo sobre o tema até um
      
-
mem. “Mas a melhor estratégia sempre é
o maior conhecimento possível sobre os
stakeholders envolvidos na questão, no pro-
cesso decisório e um monitoramento perma-
nente de eventuais adversários no pleito.
Cada questão tem o seu próprio trâmite, ti
-
-
cutada para um tipo de assunto, pode não

natureza”.
      
-
bitos municipal e estadual pode custar caro.
De acordo com Mário Campos, raros são os

-
do dessas casas legislativas com o poder
       
-
tender como funcionam essas engrenagens.

-
tivo municipal, por isso é tão importante um
mapeamento minucioso dos stakeholders”.
Outro ponto importante, segundo ele, é a
comunicação. É preciso mapear quais os ve
-
      
pois se a demanda é diretamente ligada à
comunidade, o assunto reverberará com
muito mais força.

muito grande, são geralmente elas que pro
-
movem a discussão dos assuntos daquela lo-

força, mesmo quando são somente sema
-
     -
dores de opinião”, esclarece.
O trabalho de monitoramento fora de Bra-
sília é mais difícil porque você não tem
sistemas tão avançados como os existen-
tes hoje na capital. Você tem câmaras e
câmaras, assembleias e assembleias
Mário Campos
Paulo Homem
Head de Relações Institucionais,
Comunicação & Sustentabilidade da Commit
Gás S.A. e conselheiro do IRELGOV
MATÉRIA
26
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
-
vas entre o lobby

Minas Gerais. Juliana Celuppi acredita que
sempre é necessário considerar que estra
-
tégias empregadas em âmbito federal, em
muitos casos, não funcionarão da mesma
forma em pequenas localidades.
Alianças políticas observadas no Congresso
Nacional não necessariamente se repetem
nas Assembleias e Câmaras. Além disso, a rá
-
pida tramitação das matérias, considerando
um ambiente de tomada de decisão especí
-
      
contundente para esta diferença de atua
-
ção. “Os ritos de aprovação entre as esferas
são semelhantes”, reforça o presidente da
Siamig. “Seja qual for o assunto e lugar, al
-
guém terá que aprovar, haverá uma votação
etc. O que acontece é que cada casa tem seu
regimento, sem tempo. E é preciso aprender
a esperar”.
A distribuição de poderes é necessária para
um equilíbrio de forças na dinâmica demo
-
crática, encaminhando a possibilidade de
que a atuação aconteça em momentos dis
-
tintos e que haja uma multiplicidade de to-
madores de decisão envolvidos no processo.
Segundo a CEO do Radar Governamental,
embora o modelo possa acarretar uma pos
-
sível morosidade, é necessário para que se-
jam adotadas as melhores propostas do pon-
to de vista de políticas públicas e possibilita
aos lobistas a participação em diversas fases
do processo. “De todo modo, os estados e
municípios são entes que devem ser conhe
-
cidos pela celeridade de sua tramitação le-
gislativa ou mesmo no âmbito de alterações

Mário Campos ressalta que o sistema po-
lítico brasileiro apresenta uma distorção,
pois concentra recursos no âmbito federal,
quando a aplicação destes ocorre de fato
na esfera municipal. “Mas a situação vem
mudando. Nos últimos anos temos obser
-
vado um aumento de recursos direcionados
aos municípios, graças a uma verticalização
do processo. Deputados e senadores elei
-
tos efetivamente buscam repassar recursos
para suas bases eleitorais, fazendo com que
apareçam recursos para obras de saneamen
-
to, educação e saúde”.

-
namentais por conta do nosso sistema po-


stakeholders avessos ao setor privado, ape
-
sar dessa interlocução entre o público e o
  
     
-
dades”.
MATÉRIA
Os caminhos do planalto
MATÉRIA
27
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03- OUTUBRO
É no árido Planalto Central, centro do poder na-
-
sões vitais para o país são tomadas. Mas quais

Monumental? Há diferenças em relação à atua
-
ção no resto do Brasil?
De acordo com Carmem Murara, diretora de re
-
lações institucionais e governamentais do Grupo
Marista, um lobista em Brasília não difere de um
lobista em qualquer outro estado ou município
- as estratégias são muito semelhantes e envol
-
vem o mapeamento dos públicos a serem abor-
dados, o entendimento do funcionamento do
Congresso e da pauta legislativa e um bom pla
-
 -

dedicação e conhecimento de como funciona a
dinâmica do governo, do Congresso e de seus in
-
-

necessário dominar o cenário político, conhecer
quem é quem, entender os limites e as táticas
que ocorrem para as articulações políticas e bus
-
car antecipar-se a mudanças, tentando prever o
que vem pela frente”.
Ivan Ervolino, sócio-fundador e diretor de Es
-
tratégia na Sigalei, acredita que os principais
focos de um lobista na capital da República são
a construção da estratégia e o planejamento de
suas ações. “É importante que ele tenha claro os
temas mais prioritários para sua organização e,
Carmem Murara
Diretora de relações institucionais e
governamentais do Grupo Marista
Um lobista em Brasília não difere de um
lobista em qualquer outro estado ou mu-
nicípio
Carmem Murara
28
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
     
stakeholders que podem ajudar nas suas deman
-
 
projetos, mas conversamos com pessoas.
Ele revela que as estratégias variam de acordo
com o tipo de demanda, com o setor que se está
atuando e com o momento político. Contudo, in
-
dependente dessas variáveis, ter um processo de
atuação bem desenhado e claro sobre os temas
e os stakeholders relevantes para a organização
ajuda muito. “Ferramentas que monitoram o am
-
biente político e permitem que se gerencie as
atividades e se registre as informações mapea
-

Murara aposta na atuação por meio de entida
-
des de representação, o que organiza a atuação
do lobby. Mas um ponto fundamental é enten
-
der o momento certo de iniciar o pleito, além da
escolha correta dos parlamentares que serão os
defensores. “Outra estratégia fundamental é ter
a opinião pública apoiando sua causa. A mobili
-
zação popular ou de setores da sociedade é es-
tratégica para sensibilizar as lideranças políticas,
governantes e parlamentares. Para isso, um bom
plano de comunicação é fundamental”.
Para a diretora do Grupo Marista, para conseguir

com clareza e objetividade a pauta a ser defen
-
dida e traçar os objetivos e avanços que podem
ser conquistados, assim como alinhar com a em
-
presa ou com o segmento da sociedade o que

-
tante relacionar quem serão os apoiadores e os
possíveis detratores da sua causa. A partir desse
mapa, iniciam-se as articulações com encontros,

de apresentar a proposta e solicitar o apoio.


prática e isso facilita muito alcançar um bom re
-

diversas formas e estratégias para se conseguir
a aprovação de uma demanda. “O importante é
ter um processo bem estruturado, pautado no
monitoramento dos temas e stakeholders rela
-
cionados àquela demanda que se quer aprovar.”.
Mas ressalta: “O sucesso de uma negociação po
-
lítica, infelizmente, não depende 100% do esfor-
ço do lobista”.
Segundo Ângela Oliveira, diretora de Relações
Institucionais da Abraceel (Associação Brasileira
dos Comercializadores de Energia), estabelecer
MATÉRIA
Ivan Ervolino
Sócio-fundador e diretor de Estratégia
na Sigalei
Monitoramos projetos, mas conversamos
com pessoas”
Ivan Ervolino
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
um diálogo consistente com os atores envolvi-
dos na demanda, garantindo que seus pleitos se-
rão compreendidos, é uma forma de pavimentar
o caminho da aprovação dos pleitos em Brasília.
“Se estivermos falando de um projeto de lei, por

com o relator da matéria, produzir e distribuir

   
-
ciente entre o lobista, o tomador de decisão e os
demais stakeholders envolvidos”.
  
-

diz Carmem Murara. “Cada vez mais as empre
-

toda ação de lobby tem de estar respaldada na

de conduta e de ética das organizações. Só pode
ser feito, aquilo que pode ser contado e tornado
público”. Ivan Ervolino faz coro: a falta de trans
-
stakeholders

causa uma assimetria na informação que pode
gerar ruídos que acabam travando o processo de
construção da estratégia. Em muitas situações, o

lobby.
“O próprio calendário eleitoral, que impõe ao
país eleições a cada dois anos, faz com que a tra
-
mitação das pautas no Congresso ou no governo
ora seja acelerada ora engavetada, ou votada às

a relação do político com o partido ao qual per
-
     
com a sigla partidária ou com as orientações do
partido”, comenta.
      

-
-

potenciais oportunidades que se abrem quando
se tem o jogo político jogado em múltiplas are
-
-
tivo) e em múltiplas esferas (federal, estadual e


-
trução de sua estratégia”. Ângela Oliveira acre-
dita que a atividade de lobby vem se adaptando
ao modelo brasileiro. “Para além da facilidade ou

     
para os atores que a defesa de interesses é uma
atividade legítima e não é corrupção”.
MATÉRIA
Estabelecer um diálogo consistente com
os atores envolvidos na demanda, garan-
tindo que seus pleitos serão compreendi-
dos, é uma forma de pavimentar o cami-
nho da aprovação
Ângela Oliveira
Ângela Oliveira
Diretora de Relações Institucionais da
Abraceel
Gringos e lobby
ENTREVISTA
30
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03 - OUTUBRO
Pelos cinco continentes e passando por diferentes regimes políticos, como fun-
ciona o lobby pelo mundo? Abaixo é possível encontrar três visões distintas e,
por isso mesmo, muito ricas.
Como o lobby funciona em outros países?
Cada país tem seu modelo mas, sem dúvi
-
das, o norte-americano ainda é a maior re-
lobby para o mundo. Apesar de
haver diferenças regulamentares e de siste
-
mas e regimes de governos entre os países
democráticos, a base do lobby segue sendo
a mesma na cultura ocidental: aprimorar a
democracia e trazer maior participação da
sociedade civil nos processos decisórios.
      
lobby é regulamentado desde 1946, a prá
-
tica dos chamados grupos de pressão já é
totalmente inserida no processo político/
legislativo.
No entanto, na União Europeia, o lobby faz parte dos processos decisórios e engloba não só
corporações, mas também organizações não governamentais. No que diz respeito ao Japão,
o lobby mais conhecido e poderoso do país asiático é feito pela Federação de Negócios do
Japão.
A atividade de lobby nesse país asiático tem características mais corporativas e maior poder

-
Nathalia Pedrosa
Lobby Brasil
31
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
ENTREVISTA
se sentido, no Brasil, onde o lobby
corporativos e econômicos.
Existe lobby em países pouco democráticos ou nada democráticos?
O lobby
cujo regime político é ditatorial. A atividade de lobby tem como premissa o Estado democrá-


lobby. Na África, de modo geral, o lobby é feito
em prol de causas sociais ou voltado para o desenvolvimento econômico e setorial.
Quais as diferenças e semelhanças do lobby nos Estados Unidos e no Brasil? Quais são
as esferas decisórias?
Em primeiro lugar, o lobby é regulamentado nos EUA e, apesar de não ser ilegal no Brasil,

de haver várias iniciativas legislativas nesse sentido. Isso se dá, também, pelo conceito equi
-
vocado que o brasileiro tem da atividade de lobby.
Diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, no Brasil, o lobby ainda é compreen
-
dido como troca de favores, conchavo, venda de decisões, “toma lá, dá cá” e outras ativida-

lobby e o crime de corrupção. Pode-se dizer que o lobby está plenamente absorvido
e inserido no funcionamento do processo político norte americano. No Brasil, apesar de
estarmos avançando, ainda precisamos compreender o lobby como uma atividade positiva
e que torna a democracia mais forte e sadia. Outra diferença que merece menção é o fato
de que nos EUA o lobby é igualmente forte e estruturado tanto no âmbito estadual quanto
no federal.
No Brasil, apesar de haver lobby nas esferas estadual e municipal, a atividade acaba por ter
como foco principal a esfera federal.
Como é a relação com os stakeholders?
Ao contrário do que o senso comum pode imaginar, de modo geral, a relação com
stakeholders
acesso às autoridades. É possível, na democracia brasileira, conversar diretamente com par
-

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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
ENTREVISTA
-
stakeholder está ligado. Já nos EUA, essa avaliação se

E a questão da regulamentação da atividade em outros países?
Infelizmente o Brasil não é o único país que padece dessa má fama do lobby. Na Itália en
-
contramos situação similar, assim como em vários outros países da Europa e da América

recentemente, aprovou legislação que regulamenta a atividade de lobby naquele país. Da
mesma forma, Peru, Colômbia e Argentina seguiram o mesmo caminho.
O que é possível aprender com outros países?

regulamentar a atividade de lobby
-

alterações recentes feitas na regulamentação do lobby nos Estados Unidos, as quais trou
-


shadow lobbyists”: pro-

lição que podemos tirar da atividade de lobby nos países desenvolvidos trata, sem dúvida,
do amadurecimento da democracia em si. Para que haja maior participação do cidadão co
-
mum nas tomadas de decisão do poder público, é fundamental que se invista em educação.
Quanto maior a participação da sociedade na elaboração de leis e políticas públicas, mais
saudável e isonômica se torna a democracia.
Como é o lobby por causas sociais em outros países?
Sobre esse aspecto, pode-se dizer que, quanto mais madura for a democracia, mais par
-
ticipação popular ela tem em seus processos decisórios, e vice-versa. Na União Europeia,

sentido, acredito no conceito de “lobby cidadão” criado pelo professor de direito na Escola
de Altos Estudos Comerciais de Paris – HEC, Alberto Alemanno, em seu livro “Lobbying for
Change”. Para ele, todo cidadão pode ser seu próprio lobista, ao se conectar com outros pa
-

Alemanno fundou o projeto The Good Lobby
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
ENTREVISTA
Como funciona o lobby em outros países?
De um modo geral, o lobby nos Estados Uni
-
dos e em grande parte da União Europeia
está sujeito a uma regulamentação rigoro-
sa. Apesar de adotarem sistemas políticos
diferentes, eles implementaram uma série
de medidas para tornar o lobby uma ativi-

entre os cidadãos. Entre as medidas ado-
tadas estão: o registro de lobistas, a trans-
    -
presentam e os valores que recebem pela
atividade. No entanto, um dos pontos mais

Estado. Por sua vez, o Japão faz parte do grupo de países da OCDE que não implementou
regulamentos de lobby para tornar o processo mais transparente. Dentro desse grupo tam-
bém estão vários países da América Latina, como Colômbia, Costa Rica e Brasil.
Existe lobby em países pouco democráticos ou nada democráticos?
Cada sistema político tem suas particularidades. Embora os países mencionados tenham um
sistema político antidemocrático, cada um tem sua própria engenharia institucional e prá
-
ticas culturais que tornam distintas as atividades de lobby
-
-
líticas públicas. Nesses casos, empresas americanas ou japonesas com operações na China
optam por recorrer ao lobby

Na Rússia há lobby, mas é muito incipiente. Devido à natureza do regime político russo, há
poucos canais de participação da sociedade civil e uma rejeição ao ativismo cívico. Isso faz
com que a atividade no país responda apenas a determinados interesses econômicos, o que
alguns considerariam uma captura de Estado por um pequeno grupo.
Em outros países não democráticos com uma institucionalidade ligeiramente mais fraca, o
lobby
Daniel Quiroga Plazas

Advisory Colômbia
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
ENTREVISTA
Quais as diferenças e semelhanças do lobby nos Estados Unidos e no Brasil? Quais são
as esferas decisórias?
A regulamentação sobre o lobby nos Estados Unidos é mais desenvolvida do que na maioria

-
mentos para tornar transparentes as atividades de lobby nas diferentes esferas do poder
público. Apesar de vários países da região terem feito progressos para a formalização de
pedidos de reunião com o Governo e com os congressistas, ainda há uma falta de maior
-
-se dizer que nos EUA a atividade de lobby é mais orientada por ideias, enquanto na América

diferença entre o lobby nos Estados Unidos e na América Latina é que, em função da orga-
nização norte-americana em distritos eleitorais, é mais fácil fazer política de base, as comu-
nidades se unem para lutar por causas. Na América Latina é mais difícil realizar esse tipo de
iniciativa.
Como é a relação com os stakeholders?
A relação com os stakeholders deve ser feita tendo clareza dos interesses que se representa
e compreensão de que nosso interlocutor também defende seus interesses e que, ainda
assim, é possível chegar a um ponto intermediário. Além disso, deve-se sempre buscar a

E a questão da regulamentação da atividade em outros países?
A maioria dos países do mundo não tem uma regulamentação clara sobre o lobby. Em países
onde foram feitos progressos sobre regras claras para esta atividade, o objetivo tem sido


-

lobistas.
O que é possível aprender com outros países?

atividade mais transparente. No entanto, os pontos nos quais podemos fazer o maior pro
-
-
35
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
ENTREVISTA
Como funciona o lobby em outros países?

-
-la brevemente. Eu diria que há uma primei-
ra grande diferenciação: o sistema político.
O lobby e a representação de interesses são
parte intrínseca de uma democracia. Além
disso, sem representação justa de interes
-
ses não há democracia.
     
-
tras diferenciações. Na Europa Ocidental,


-
-
meiro passo para regular o lobby é o registro de lobistas, o que permitirá que cidadãos os
supervisionem.
Como é o lobby por causas sociais em outros países?
Na América Latina há um ativismo social pronunciado, mas muitas vezes ele não tem força

porque as organizações às vezes permanecem somente no discurso e não se organizam
bem. O ativismo social funciona quando vários atores se reúnem por um interesse comum
- o problema é que às vezes eles são vistos como interesses particulares ou de poucos. Nos

países da região, nos quais os cidadãos tentam gerar mudanças e impor uma agenda social

Estou convencido da importância do protesto social e de que é possível pressionar por cau
-
-
cisam se organizar melhor para alcançar seus objetivos.
Peter-Alberto Behrens
Assessor independente de Assuntos
Públicos e Relações Governamentais no

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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
ENTREVISTA
tados Unidos, sem que isso seja menos legítimo. O importante é que haja transmissão de

Existe lobby em países pouco democráticos ou nada democráticos?
Depende de como “lobbylobby é inerente à democracia. Em ou
-
tras palavras, é um processo competitivo, no qual são apresentados argumentos a favor ou

órgão livre e democraticamente eleito, que deve tomar a decisão. Em ditaduras isso não

lobby, é “bullying”.
Quais as diferenças e semelhanças do lobby nos Estados Unidos ou na Europa e no Bra
-
sil? Quais são as esferas decisórias?
Essa pergunta também poderia ser respondida em um livro inteiro, pois é fascinante iden-
lobby
diria que uma diferença muito importante entre a Europa de um lado e o Brasil e os Estados

-
nais (municipal, estadual e federal), que é a da União Europeia.
Há certas áreas políticas, como o comércio, onde as grandes decisões são tomadas em Bru-
lobby é necessariamente feito perante o Parlamento Europeu, em Estrasbur-

membros, cada um com suas particularidades em termos de lobby e representação de inte
-
resses. Por isso não ousaria catalogar as semelhanças e diferenças com os EUA e o Brasil.
Como é a relação com os stakeholders?
Especialmente na Alemanha, o processo de lobby e representação de interesses tem estado
tradicionalmente nas mãos de associações. A Alemanha é um país com uma forte tradição
associacionista, de tal forma que até há apenas 20 anos praticamente não havia espaço em
que outros atores/interessados que não fossem associações tivessem alguma importância.
Isso mudou e hoje temos um mercado muito mais aberto e uma arena de stakeholders muito

-
tral na representação de interesses dentro do sistema democrático alemão.
37
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
ENTREVISTA
E a questão da regulamentação da atividade em outros países?

sistema de regulação de lobby
-
tações muito rígidas.

o lobby
padrões comuns para regular certos tipos de bases e princípios.

servem de diretriz para muitos de seus países membros. Acho que um aspecto importante é
que muitos lobistas são favoráveis a uma regulação racional, porque dá legitimidade a uma

pública.
O que o Brasil pode aprender com outros países?

um dos maiores países democráticos do mundo. Estou convencido de que todos os países


lobby em sistemas democráticos.

lobby
o IRELGOV há cerca de um ano.
Como é o lobby por causas sociais em outros países?
Em termos gerais, o lobby
muito intenso. Em alguns casos, os lobistas de causas sociais podem não ter os mesmos
recursos econômicos que aqueles que trabalham para empresas ou outros atores privados.

-


Uma carreira que atua junto aos círculos do po-
der e dentro dos processos decisórios certamen-
te é atraente para os jovens. No entanto, os que
cogitam ingressar na carreira de relações gover
-
namentais certamente possuem muitas dúvidas:
Quais aptidões são necessárias? Qual o futuro da

os números de jovens que buscam a atividade só

      
-
retamente em decisões importantes para a po-
pulação foi o que motivou Gabriela Santana,
advogada na área de Relações Institucionais e
Governamentais, coordenadora de Legislativo
na BMJ Consultores Associados e cofundadora
do Dicas - Mulheres em RIG.
“Desde a escola me interesso por política, mas
sempre foi um mundo muito distante. Durante
a faculdade, estagiei em uma comissão da Câma
-
ra dos Deputados e me encantei pelo Processo
Legislativo. Lembro-me de comparar as reuniões
     
ver ali que o Processo Legislativo, como costumo
dizer, é o direito primeiro.
Juventude com responsabilidade
MATÉRIA
38
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03- OUTUBRO
Gabriela Santana
Coordenadora de Legislativo na BMJ
Consultores Associados
Saber que minha profissão pode influen-
ciar diretamente em decisões importantes
para a população me motivou e motiva a
continuar nesta área”
Gabriela Santana
39
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
MATÉRIA

propiciar leis claras, evitando judicializações fu
-
turas. Outra coisa que me motivou e atraiu foi

da área, o que propicia uma troca muito rica”.
Giovana Carneiro, trainee na Patri Políticas Pú
-
blicas, também teve o primeiro contato com a
área na universidade. “Conheci a área no meu
primeiro semestre da faculdade, em um curso de

Desde então comecei uma busca ativa por está
-
gio na área. A grande motivação é a possibilida-
de de integrar de perto a elaboração de políticas
   
importante para manutenção da democracia. Só
lobby
-
logo aberto entre as empresas, a sociedade e os
tomadores de decisão”.
Sua colega na Patri, Isabella Santos, superviso-
 -
teressar pela área de relações governamentais
quando era estagiária na Confederação Nacional
de Municípios (CNM). “O processo de construção
de políticas públicas pelos diferentes níveis de

-
     
minha atenção.

também janelas de oportunidade de atuação,

qual eu queria fazer parte”.
Giovana Carneiro
Trainee na Patri Políticas Públicas
Imagino um futuro em que a atividade
esteja devidamente regulamentada, com
um programa de compliance sólido e re-
gras claras de atuação
Giovana Carneiro
Isabella Santos

40
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
MATÉRIA
-
ção Nacional das Indústrias Processadoras de
Cacau) e vice-presidente do IRELGOV, Anna Pau
-
la Losi, em um mundo onde a informação está
cada vez mais acessível e diversa, um dos maio
-
-
paz de tomar decisões com base em dados, fatos

setor são muitas: “Capacidade analítica, criativi
-
dade, capacidade de negociação e visão estraté-
gica. E muitas habilidades em comunicação em
diferentes frentes: face to face, mas também
nas mídias sociais, além de soft skills”, revela.
A crescente utilização de ferramentas digitais
pode ser considerada um atrativo para essa ge
-
ração que cresceu cercada de bits e bytes. Ga-
briela Santana acredita que são fundamentais
para o levantamento de dados. “Percebo que
quanto mais utilizamos essas ferramentas, mais




Para Isabella Santos, as ferramentas digitais fo
-
ram um atrativo, pois deram a oportunidade de

temas como digitalização, transformação digital
      
-
tes e impulsionaram os poderes a tornar cada
vez mais democrático o acesso à informação e a
participação da sociedade nos processos. Além
disso, multiplicaram as plataformas para dispo
-
nibilização de conhecimento cada vez mais qua-
       
ideias. “O mundo digital, inclusive, me permitiu
terminar minha pós-graduação, cujas aulas pre
-
senciais foram interrompidas pela pandemia. Só
       
-
logias digitais, que possibilitaram aulas on-line
e interação em grupo mesmo em um momento
tão atípico da nossa história recente, onde se
‘aglomerar’ não era uma opção”.
A inserção no mercado de trabalho desses jo
-

mas também a responsabilidade de utilizar a
atividade como ferramenta democrática e con
-
Anna Paula Losi
Vice-presidente do IRELGOV
O mais importante é gostar da área e bus-
car ampliar os conhecimentos técnicos,
mas também as soft skills
Anna Paula Losi
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
tribuir para o desenvolvimento do país. Daniel
Contreira, consultor da BMJ Consultores As
-
sociados, acredita que o caminho é ampliar a
compreensão de que a defesa de interesses é
um indicativo de fortalecimento democrático.
“Grupos organizados devem ter acesso ao pro
-
cesso de decisão por vias claras e transparentes,

mente quando entra na carreira. É uma atividade
pública que requer atenção e responsabilidade”,
diz.
Gabriela Santana percebe na nova geração de pro
-
-
de e promoção de oportunidades igualitárias para
as diversas minorias são quase que intrínsecas à
personalidade destes. “O mercado de relações
institucionais e governamentais poderá ter muito
mais diversidade no futuro e, consequentemente,
será cada vez mais democrático. Com diferentes

-
ciedade, o conhecimento sobre a atividade pode
contribuir com o desenvolvimento de uma popu
-
lação mais crítica e ciente do poder que possui nas
mãos”. Giovana Carneiro corrobora: “Os jovens

forma de se fazer política. As novas gerações con
-
seguem captar e construir políticas públicas de
forma mais inclusiva e aberta, como a inclusão de
grupos minoritários no debate, dentre eles inclu
-
     


que está chegando, uma vontade muito grande
de se envolver com os espaços de decisão do
país. “Acredito que o mercado de relações go
-
vernamentais proporciona esse ambiente onde
essa juventude pode se informar e se engajar.

mais antenados e conscientes sobre as respon
-

agente e ator público e privado, para, a partir
disso, propor políticas públicas cada vez mais

Temas como digitalização, transformação
digital e transparência estão cada vez
mais frequentes e impulsionaram os po-
deres a tornar cada vez mais democrático
o acesso à informação e a participação
da sociedade nos processos
Isabella Santos
Daniel Contreira
Consultor da BMJ Consultores Associados
MATÉRIA
42
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
E que futuro esses jovens acreditam que a pro-
       
vice-presidente do IRELGOV, Anna Paula Losi,
avalia que o mercado de relações governamen
-
tais tem crescido muito nos últimos anos, não
apenas nas grandes, mas também em médias e
     
Relgov atuam junto com a alta liderança. Os jo
-
vens que ingressarem na área podem almejar
não somente altas posições no mundo corpora
-
tivo, mas também participação na construção de
um Brasil mais sustentável, democrático e equa
-
litário”. É o que quer Daniel Contreira: “A possi-
-

sociedade civil organizada de atores da política,
o que, em última instância, melhora a qualidade
da democracia brasileira. Minha ambição na área
      
-

qualidade de vida da população”.
Giovana Carneiro revela que 80% da empresa na


vejamos jovens atuando na área. “Imagino um
futuro em que a atividade esteja devidamente
regulamentada, com um programa de complian
-
ce sólido e regras claras de atuação. Penso que
devemos construir pontes junto aos mais senio
-
res com humildade para aprendermos o que só o
tempo ensina. Assim como a vontade de apren
-
der, também devemos saber o discernimento de
ensinar. Modernizar as empresas, torná-las mais
adeptas a novos formatos de trabalho e novas
formas de atuação, principalmente aquelas ba
-

dados brutos”.
A crescente contribuição da juventude na cons
-
trução no processo de elaboração de políticas,
na geração de mudanças sociais e na ocupação
de espaços públicos e privados é o futuro, de
acordo com Isabella Santos. “Me imagino uma
    
também contribuindo cada vez mais com o en
-
torno em que convivo e trabalho, tanto com as
pessoas que cruzar, quanto com a instituição em
que estiver inserida”. Com participação cada vez
maior no mercado, os jovens devem participar
das discussões sobre ele, tanto para dizer o que

       
certo caminho. “Por isso o encontro com jovens
     

escutá-los ainda mais. Somente com uma efetiva
  
-
sionalização da atividade, produzir mais conheci-
mento e, consequentemente, promover um mer-

Acredito ter a possibilidade de influenciar
positivamente no processo decisório no
país, aproximando empresas e a socieda-
de civil organizada de atores da política, o
que, em última instância, melhora a quali-
dade da democracia brasileira
Daniel Contreira
MATÉRIA
Caminhos para revisão e o lobby
pela Lei de Cotas
ARTIGO
43
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03- OUTUBRO
A Lei de Cotas
A Lei de Cotas, publicada em 29 agosto de 2012,
passaria neste momento por uma revisão. Em

política pública passaria por uma 10 anos após
sua publicação. A reavaliação não é obrigatória e

-
-
mo com a previsão, há poucas movimentações
para revisar a lei.

-
montam aos anos 1990. Protagonizadas por mo-
vimentos da sociedade civil organizada, as ações
       
renda e afrodescendentes (CAVALCANTI et al,
2020)1. Anos depois, em 2003, a Universidade
do Estado do Rio de Janeiro protagonizou a ado
-
ção de cotas para o ensino superior no país, fru-
to da Lei Estadual nº 4.151/2003. Ainda assim, a

se deu cerca de 10 anos depois, em 2012, após
decisão unânime do Supremo Tribunal Federal
pela constitucionalidade das cotas, questionada
pelo partido Democratas.
Por que as cotas são importantes?

-
sível a presença de membros de grupos minori-
-
crepância de oportunidades disponíveis entre
estudantes brancos e ricos e as pessoas margi
-
nalizadas.
É importante que o aspecto histórico seja con
-
siderado no processo de revisão e avaliação da

1
Cavalcanti, M. A., de Siqueira, V. H. F., & da Silva, A. C. (2020). POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO A EMERGÊNCIA DO
DISPOSITIVO DAS COTAS RACIAIS. Revista Valore, 5, 5014.
Andrei Gomes Laura Xavier Raiane Paulo Thiago Messias
44
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
histórica e enfrentamento do racismo, permitin-
do que as barreiras anteriormente impostas pela
condição de segregação sejam atenuadas.
Segundo o informativo Desigualdades Sociais
por Cor ou Raça no Brasil, produzido pelo IBGE
no ano de 2019, o número de jovens de 18 a 24
anos matriculados no ensino superior era de
50,5% em 2016, passando para 55,6% em dois
anos.
O aumento no percentual tem relação com a Lei
de Cotas, que foi diretamente responsável pela
conquista do primeiro diploma de educação su
-
perior em diversas famílias.
Tendência atual de revisão
     
os avanços da Lei. Assim, tem quem se apoie na
narrativa de que há um menor grau de cobrança
em processos seletivos para alunos cotistas, o
que afetaria a qualidade do ensino no país. Ou
-
tro argumento comum é que as cotas deveriam

-
do as pessoas negras da política pública.
O primeiro argumento foi descredibilizado por
diversos estudos, como a pesquisa
2
publicada


Já o segundo argumento acaba por ignorar anos
de desigualdades raciais e escravização, que ge
-
ram passivos inegáveis para pessoas pretas.
A atual legislatura parece ignorar grande parte
desses pontos. Em junho de 2022, a Associação
Brasileira de Pesquisadores Negros realizou um
levantamento sobre matérias legislativas no
Congresso Nacional que propõem a alteração da
      
dos quais: 31 afetam a reserva de vagas para
negros; 20 propõem a ampliação das reservas
de vagas já previstas na normativa; e 16 tratam
aspectos não relacionados à reserva de vagas,
  
cotistas.
Caminhos para revisão
O poder público deveria estar neste momento
formulando caminhos para a garantia e o apro
-
fundamento da Lei de Cotas. Políticas de incre-


para redução de desigualdades. Atualmente,

de ingresso no mercado de trabalho em melho
-
res condições. Entretanto, estudos recentes já
apontam que as cotas não necessariamente le
-
     
salários.
Outra possível revisão seria a incorporação das
cotas também em cursos de pós-graduação e in
-
centivos para que instituições de ensino privadas


em altos cargos de gestão, seja em organizações

políticas que podem aprofundar o impacto da
atual Lei de Cotas.
Contudo, a responsabilidade nesse caso não
pode recair apenas nos legisladores. A compre
-
ensão dos setores privado e público da impor-
tância de processos de seleção mais inclusivos e,
inclusive, da adoção de cotas raciais para contra
-
tações é um caminho a ser perseguido.
    
práticas antidiscriminatórias em suas agendas
de atração e retenção. A formação aliada a redu
-
ção de desigualdades não pode depender ape-
nas do poder público.
ARTIGO
2
As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?”.
Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4427
45
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
Lobby pelas cotas
     
posicionar frente às questões sociais e garantia
de direitos, especialmente para minorias. A es
-
tratégia não deve se limitar apenas a discretas
publicidades em meses de representatividade.
Também não pode ser distanciada de iniciativas
de movimentos sociais e da sociedade civil, que
hoje são quem de fato fazem lobby pela preser
-
vação e ampliação da política de cotas.
       
-
ses também é ponto chave para articulação e
   
públicas. Em vista disso, há o entendimento de
parte relevante dos movimentos sociais e da so
-
ciedade civil organizada de que a revisão da Lei

lobby também é a estratégia da não ação, espe
-
cialmente se a disputa é desfavorável.

de pessoas pretas como mobilizadores e interlo
-
cutores é atualmente o principal empecilho tan-
to para o aprimoramento das cotas quanto para
a mobilização em defesa dessas políticas. Dessa
forma, o robustecimento de lógicas sociais inclu
-
sivas passa pelo aumento de representação polí-
tica desses grupos em instituições democráticas
no poder público em esferas federais, estaduais
e municipais.
Assim, podemos considerar que um dos elemen
-
tos da degradação de direitos está relacionado
  
-
cia de políticas públicas que atendam grupos
     
curto prazo, acredita-se que o lobby de repre
-
sentações de classe deve direcionar esforços na
garantia de direitos já consolidados. Em médio
e longo prazo, o esforço deve ser aplicado na
construção de maior representatividade de gru
-
pos minorizados em espaços de poder para que

a ação cotidiana do representante eleito.
Autores
Andrei Gomes
Bacharel em Relações Internacionais pela Universida-
de de São Paulo (USP) e pós-graduando em Gestão
Pública pelo Insper. Atualmente, é analista de Rela-
ções Institucionais e Governamentais na TOTVS.
Laura Xavier
Bacharel em Relações Internacionais pela Universi-
dade Católica de Brasília (UCB) e pós-graduada em
Marketing e Comunicação Digital pelo IESB. Atual-
mente, é mestranda em Política Públicas pelo Insper.
Raiane Paulo
-
rio do Distrito Federal (UDF), especialista em Análise
e Marketing Político pela Faculdade Republicana e
MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio
Vargas (FGV). Atualmente, é coordenadora de Rela-
-
toria.
Thiago Messias
Bacharel em Direito e Graduando em Gestão Pública
na Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é especialis-
ta em Políticas Públicas no Ifood.
ARTIGO
Os mais inuentes do Congresso
Nacional
ARTIGO
46
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03- OUTUBRO
É prática comum do RelGover precisar defen-
der uma empresa ou setor em agendas que
demandem propor ou alterar um projeto de
lei. Para isso precisamos buscar algum parla
-
mentar que abrace a pauta, defenda a ideia
e seja o empreendedor político da empreita
-
da. Além disso, é preciso dialogar com as li-
deranças capazes de garantir o resultado da
votação, formando um quorum favorável no
colegiado onde a proposta for deliberada.
Ainda, pra garantir um ambiente favorável
para a decisão, precisamos de parlamenta
-
res capazes de dialogar com a opinião públi-
ca e educar a população em relação ao tema
e sua importância. Essa é uma dinâmica com

Na hora de determinar a estratégia, temos

 
-

envolvidos. E justamente por isso encontra
    
variáveis envolvidas, ao volume de informa
-
ções disponíveis e aos vieses cognitivos que,

 

    

ambígua quanto à generalização de seus re
-

sociedade civil em compreender quem, de
      
Nacional.

-
Gov e a Sigalei se debruçaram durante meses

-

Determinar as variáveis relevantes, calibrar
seu peso e desenvolver um sistema inte
-
ligente que pudesse, em tempo real, de-
monstrar quais parlamentares tem mais in-



Danilo Oliveira Eduardo Galvão
47
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO


-

Tomando como base a capacidade de alte-
rar o resultado de uma empreitada política,
       

diferentes perspectivas. Primeiramente ve
-
mos que há os parlamentares capazes de de-
terminar o resultado de votações, o placar
  
o apoiamento de seus pares e um quorum
positivo nas deliberações. Segundo, há o pa
-
pel do empreendedor político, que é aquele
     
do braço e faz acontecer”, dialogando com
outros, construindo consensos e negocian
-
do politicamente, inclusive tratando com as


-

A lógica não é a percepção para dentro, mas
para fora do Congresso - são capazes de dia-
logar com a opinião pública, com a socieda-
de, colocar os temas no debate público, ga-
rantir alcance e apoio social para propostas
que estão dentro do Congresso.
Essa visão pragmática nos levou a construir
     
-
derança; Performance legislativa; Alcance
social; e um ranking Geral, onde todas as va
-
riáveis são consideradas em conjunto. Os da-
dos agregados levam em consideração toda
a atuação do parlamentar durante sua vida
política no Congresso e todo o capital políti
-
co que conseguiram acumular ao longo dos
anos.
O resultado traz alguns resultados bastante

      
ocupam. “O poder que a cadeira tem é muito
     
-
sidente da República vai enfrentar um pro-
cesso de impeachment ou não. E traz ainda
outros resultados menos óbvios. No ranking

-

popular quando se tornou o relator da CPI
dos Correios, que investigou o mensalão. Já
entre os senadores, quem lidera o ranking é
Paulo Paim (PT-RS). Serraglio e Paim também
lideram o ranking de parlamentares mais in
-

onde estão os que se empenham para costu
-
rar acordos, e não necessariamente aqueles

A pesquisa do Pensar Relgov e da Sigalei
mensurou a atuação dos 513 deputados e 81


2022, em cada uma das 4 categorias: Lide
-
rança, Performance legislativa, Alcance so-
cial e Geral. A publicação traz ainda artigos
dos autores Manoel Santos, Eduardo Gal
-
vão, Danilo Oliveira, Beatriz Gagliardo e Ivan
Ervolino.
ARTIGO
48
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
Outros recortes ainda são possíveis e podem
     
em saúde, em agronegócio, em tecnologia,
etc, com listas inteligentes que atualizam
em tempo real os rankings à medida que os
parlamentares vão alterando suas variáveis

-
liação de todos os 594 parlamentares ativos.
    

.
ARTIGO
DEPUTADOS
SENADORES
Democracia é o nosso negócio
ARTIGO
49
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03- OUTUBRO
Neste momento eleitoral, muito se tem discu-
       
“festa da democracia” que vem sendo, desde a
reabertura, o modo como imprensa e sociedade

efetivo da soberania popular.
Hoje o tom é de questionamento institucional e
de incertezas quanto ao processo democrático.
Tanto que o discurso de posse do novo Presi
-
dente do Tribunal Superior Eleitoral, contendo
obviedades sobre o Estado de Direito que, se
-
gundo um comentarista, em tempos normais
 
qualquer impacto), teve forte repercussão polí
-
tica.

-
mentais devem se engajar neste debate porque

-
nal de contas, democracia é o nosso negócio. É
a nossa ocupação que garante que a interação
entre o setor público e o setor privado ocorra
de forma eticamente correta e tecnicamente ar
-
ticulada, potencializando a qualidade das políti-
cas públicas.
Para colaborar com esta troca de ideias, vamos
olhar um pouco mais de perto a relação entre
democracia e lobby, oportuno tema desta edi
-
ção da revista “Diálogos”.
Segundo Norberto Bobbio, na teoria política
    
tendem a se moldar por uma articulação de “re
-
gras do jogo” que devem ser observadas na vida
Raphael Caldas
CEO da Inteligov
50
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
política. Seria uma abordagem muito mais pro-
cedimental do que valorativa. Diz ele:
“Todas estas regras estabelecem como se deve
chegar à decisão política e não o que decidir. Do
ponto de vista do que decidir, o conjunto de re
-
gras do jogo democrático não estabelece nada,
    
modo contribuiriam para tornar vãs uma ou mais
regras do jogo.”
Para o que nos interessa neste artigo, vale des
-
tacar, portanto, que na democracia devem estar
claras as regras para tomada de decisão política.
  
governamentais que, assim, pode ter visibilidade
do terreno político, traçar estratégias e se mover

-

nivelamento do terreno das escolhas públicas e
reforçamos o princípio da impessoalidade.
Outro ponto que nos interessa diz respeito ao
conteúdo das decisões políticas. Basicamente,

-
-
dimentais da própria democracia.
Dito de outra maneira - qualquer decisão política
que vá contra as previsões de um determinado
Estado Democrático (que esteja fora das meta
regras estabelecidas para alteração deste pró
-
prio regime), não deve ser tida como legítima,
qualquer que sejam os valores que carrega e as
ideologias que abraça.
De outro lado, por lobby pode se entender “toda


-
gítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder
público para informá-lo e dele obter determina
-
das medidas, decisões, atitudes.” (Said Farhat).
      
-
gislativo (e em certo sentido, dirão alguns, pelo
Poder Judiciário) por meio da participação no
processo de tomada de decisão política.


-
mites éticos e morais dos pleitos apresentados.
A publicidade é característica do lobby desde
seu surgimento. O lobby não envolve negocia
-
tas, segredos, arranjos. Desde 1640, quando se
apresentavam os pleitos em um vestíbulo que
conectava a Casa dos Comuns ao salão central
do Palácio de Westminster, até hoje, deve se dar
publicidade a tais interações, guardando-se sigi
-
lo apenas do estritamente necessário (seja por
legítimo interesse público ou mesmo privado -
como em hipóteses de possíveis impactos con
-
correnciais).
Bom frisar que o lobby anda às claras não ape
-
nas para garantir à coletividade que tudo que
se trata observa e visa o bem comum, mas tam
-
bém para que sejam preservados os agentes do
governo e os particulares que com eles se rela
-
cionam. Fica-se menos suscetível a pressões in-
ARTIGO
51
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
      
são transmitidos à luz do dia, como acontece no
lobby e de todas as relações gover
-
namentais.
Muito embora a publicidade seja necessária para
garantir que a tomada de decisão política ob-

     
para esta tomada de decisão, como analisamos
anteriormente, ela está vulnerável a toda sorte
de desvios.

-
no realize politicamente as suas opções - sem-
pre em prol do bem comum, como frisava Dalmo
de Abreu Dallari, baseado na encíclica Pacem in
Terris, do papa João XXIII - é algo a garantir um
tratamento equânime para os diversos interes
-
ses defendidos perante determinado órgão ou
agente.
É isso que garante que qualquer interesse (des-
de que legítimo) possa ser defendido, indepen-
dentemente de permissão ou licença e muitas
      
direito de petição.
Mais do que isso - sem democracia o custo da de
-
fesa de interesses sobe. E sobe muito. O núme-
ro dos detentores do poder político é reduzido
dramaticamente e a demanda por participação
se mantém constante. E quando a oferta é re
-
duzida mas a demanda se mantém, a microeco-
nomia elementar nos diz o que invariavelmente
acontece… Neste nosso caso o detentor do po
-

favorecer ou prejudicar determinada demanda,
puramente com base nos benefícios por ele
eventualmente obtidos, sejam eles econômicos
       
para que sejam vendidas facilidades.
Mas sem lobby, também não se pode falar em de
-

defesa de interesses por todos - bastando que
(i) a causa esteja ou possa estar dentro da lei e
(ii) o procedimento seja ético, não estará respei
-
tada talvez a “regra do jogo” mais fundamental:
a participação geral no processo de tomada de
decisão política.
Além disso, a qualidade das políticas públicas se
veria seriamente comprometida. Subtraindo-se
a possibilidade de livre troca de ideias e apresen
-
tação de argumentos na interação público-priva-
da, não teríamos mais a chance de tanto um lado
quanto o outro se educarem mutuamente. Partir
do princípio de que os agentes públicos dispõem
de todos os dados de que precisam para toma
-
rem a decisão política ótima é ingenuidade, des-
conhecimento ou pura má-fé.
Em resumo e como disse no início, a democra
-
cia é o nosso negócio e, justamente por isso, não
podemos admitir qualquer negociação quanto a
ela. Da mesma forma que nossa constituição re
-
conheceu a advocacia como função essencial ao
desempenho da justiça, também creio que não é

-
namentais como essencial à democracia.
ARTIGO
Comunicação pública do acontecimen-
to ao espetáculo – Qual a medida da
responsabilidade pública?
ARTIGO
52
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03- OUTUBRO
Comunicação pública do acontecimento ao es-
petáculo, qual a medida da responsabilidade
pública? Quando nos fazemos essa pergunta es
-


Unidos Donald Trump em 2016, com o manda
-
to de 2017 a 2021, o mundo viu-se coberto de
uma comunicação pública vinculada muito mais

do cargo do mesmo. E não diferentemente, em
2018 tivemos as eleições brasileiras com a repe
-
tição do mesmo padrão americano, cujo presi-
dente verbaliza (“comunica”) muito mais sobre
si do que sobre suas obrigações como presiden
-
te ou suas reais posturas, como tal.
Mas como diferenciar nesse caso ou melhor ain
-

públicas e seus respectivos cargos? Suas comu
-
nicações precisam ser coerentes aos cargos?

-

       
sua comunicação e dos acontecimentos que as

-
mente impossível. França e Oliveira comentam
em Acontecimento: reverberações, que:
“Nesse quadro, uma categoria particular de
personagens públicos é aquela dos “indivídu
-
os-acontecimento”. Esses são indivíduos cuja
notoriedade é indissociável de sondagens, de
controvérsias ou de celebrações suscitadas por
acontecimentos dos quais eles participam ou
      
Esses personagens possuem um apelo interes
-
  -

Anita Cardoso
Mestre em Comunicação Social, especialista em
Gestão em Responsabilidade Social Empresarial
53
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
evolui junto com as mobilizações que estabele-
cem o sentido dos acontecimentos aos quais es-
tão ligados.” (França, Oliveira. 2012. Pág. 15)

pública, comunicação pública e acontecimento
analisaremos os impactos das comunicações nos
públicos através dos múltiplos sentidos e afeta
-
ções geradas. Essa análise buscará entender o
     
-
sável ou irresponsável) é a comunicação pública
perante seus públicos e os possíveis resultados
gerados por suas reverberações.
O poder inerente que a gura pública acredita
ter
Para iniciarmos nossa discussão sobre o poder

sobre a sua comunicação pública dois pontos são
importantes a serem analisados: 1- não há comu
-
nicação pública sem Estado e sociedade e 2- não
há comunicação pública sem negociação, debate
e tomada de decisões. E é nesse segundo ponto
que vamos nos ater.

a ponto dela se negar ao debate, à negociação?
A ponto dela se posicionar com suas próprias
linhas comunicacionais sem atender às negocia
-
ções da sociedade?
Partindo-se do pressuposto que toda comunica
-
ção pública requer responsabilidade pública e

-
tituição Brasileira, que não caracterize risco de
dano concreto à vida, à saúde, à segurança ou

-
baliza uma comunicação qualquer que não se
    
ambientais, etc., compreende-se que há aí uma

-
cessivo de poder público em detrimento da as-

Se a comunicação pública serve para mediar in
-
terações comunicativas entre o Estado e a so-
ciedade pressupõe que ambas as partes terão
voz ativa e escuta ativa para que haja negocia
-
ção e posterior tomada decisões sobre o que há
de melhor e democrático para uma sociedade e
uma nação.
A subjetividade sobre o melhor e o democráti
-
co e o que reza na constituição brasileira sobre
princípios morais e sociais é o que talvez impli
-
     -
-
pactantes de suas comunicações públicas e suas

Nota-se que não há foco no problema. Só há foco

-
te que leva à negociação salutar. Ao embate que
gera disputa apenas de poder unilateral. O prin
-

e não se estabelece a negociação, o debate e a
tomada de decisões entre Estado e sociedade.
E ainda, as subjetividades individuais e as cargas
culturais e emocionais individuais impossibili
-
tam que cada indivíduo compreenda da mesma
forma determinada mensagem. Daí o represen
-
-
sa subjetivação potencial da massa e os induz a
um movimento que atenda melhor às questões
de seu próprio interesse e manutenção de seu
poder.
ARTIGO
54
DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
     -
    
     
e mobilizar públicos, para ações controversas e

-
fuso na sociedade.
A reverberação da comunicação pública através


Pública Do Acontecimento Ao Espetáculo - Qual
A Medida Da Responsabilidade Pública? – onde
um simples acontecimento torna-se ponto de
espetacularização de discursos propositalmen
-
te articulados para alcançar objetivos políticos

com a sociedade, com proteção, com democra
-
cia, e sim apenas com o poder.
 
por cima de valores e crenças, regras e consti
-
tuições pelo simples propósito de atender a sua
vaidade? Até onde a segurança política e social
de uma sociedade será afetada a partir de uma
postura individualista e não estadista de deter
-

O que podemos dizer dos últimos acontecimen
-
tos e suas espetacularizações na sociedade está
relacionado ao quanto conseguimos nos distan
-
ciar da nossa relação com o passado, com as afe-
tações vividas, com nossas subjetivações.
Mais ainda o quanto somos capazes de nomear
     



aquilo que realmente queremos ouvir.
        
sua narrativa está totalmente imbricada com a
própria reputação da sociedade, com sua pró
-
pria representatividade ou quem sabe, com a
falta dela.

-
       
dialoga, quando há mais ordens do que acordos
é sinal de fragilidade na visão da sua própria

facilmente manipulável e facilmente dominável
por uma comunicação truculenta, violenta e ir
-
responsável.
     
-
te quando há democracia e democracia só


-Barros Filho, Clóvis de. Peres-Neto, Luiz. Reputação: um eu fora do meu alcance. Rio de Janeiro. HarperCollins, 2019.
-França, Vera Regina Veiga. Oliveira, Luciana de. (organizadoras) Acontecimento: reverberações – vários autores. Belo

-Leal, Bruno Souza. Mendonça, Carlos Camargos. Guimarães, César. (organizadores) Entre o sensível e o comunicacional.

-Matos, Heloiza (organizadora) – Comunicação pública. Interlocuções, interlocutores e perspectivas
ARTIGO
“O lobby estabelece canais de diálogos
e debates importantes entre os atores
da sociedade, além de buscar traduzir
de forma orientada aos grupos de inte-
resse (governo, mercado, sociedade, or-
ganizações…) Por meio do lobby é que
se conquista a inclusão e participação
    -
cia, colaboração e compartilhamento de
informações - Isso é Democracia.”
A democracia não é plenamente atingi-
da sem o lobby. O lobby é a maneira mais
-
blico e às decisões políticas. Através do
lobby, pessoas, setores e causas podem
levar suas demandas aos decisores pú-
blicos e políticos, diminuindo a curva de
aprendizagem destes agentes e melho-
rando o nível das decisões. Sem o lobby,
os decisores podem errar em suas deci-
sões, pois podem sofrer pela assimetria
de informação, já podem estar decidin-
do olhando um só lado ou com acesso
precário a dados e fatos. Com o lobby, o
direito a decisões mais justas e equâni-
mes é minimamente garantido.”
“O lobby é a mais importante ferramen-
ta para a democracia representativa.”
A atividade de Relações Institucionais
e Governamentais (RIG) é instrumen-
     
Para além de monitorar as etapas de
construção de políticas públicas, obter
informações detalhadas, negociar e in-

para a manutenção da competitividade
de cada segmento econômico. Estar
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protagonismo e respeito ao que lhe é
particularmente importante, é a receita
para o escanteio. É apenas em socieda-
des democráticas, com instituições sóli-
das e transparentes, que as atividades
de RIG conseguem ser desenvolvidas
em sua plenitude. Seja nacional ou in-
ternacionalmente, absolutamente tudo
está interligado - aspectos burocráti-
cos, tributários, logísticos, ambientais,
comerciais, tecnológicos - e impacta na
competitividade de seu negócio. Não é
opcional.”
FALA, ASSOCIADO!
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - EDIÇÃO 03 - OUTUBRO
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advogados
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Thais Marçal, Coordenadora
de Relações Institucionais e
Governamentais do Grupo GLOBO
Adriana Benatti, CEO da BASE SSB
Consulting
Qual é a importância do lobby para a democracia?
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DIÁLOGOS IRELGOV | 2022 - Edição 03 - OUTUBRO
O IRELGOV dá as boas-vindas aos seus novos associados
ASSOCIAD@S EMPRESA ADMISSÃO CIDADE UF
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EMPRESA CIDADE ADMISSÃO
Representante(S)
FLAG PUBLIC AFFAIRS São Paulo 01/08/2022
Andrew Stuart Greenlees
Luiz Antonio Martins Flecha de Lima
THINKBRASIL DIPLOMACIA CORPORATIVA São Paulo 11/08/2022
Bernardo Mendes de Oliveira e Silva
Gregory Honczar
NOVOS ASSOCIADOS IRELGOV