O IRELGOV ofereceu um almoço-debate, em São Paulo, sobre as relações governamentais na China.
2 de agosto de 2019

 

O almoço-debate sobre as relações governamentais na China aconteceu em São Paulo, dia 01/08, no restaurante Coco Bambu JK. “Trabalha-se com a multiplicidade, pois a Ásia é um verdadeiro mosaico, com países muito diferentes. Mesmo dentro do mesmo país, as regiões são muito diversas”, conta Marcos Jank, professor sênior de agronegócio global do INSPER, que trabalhou durante quatro anos em países da Ásia.

“O guanxi é frequentemente citado com carga pejorativa. Guanxi é construir confiança com o seu interlocutor, um relacionamento sólido com objetivos pragmáticos que gerem resultados positivos para os dois lados”, explica Suelma Rosa, diretora de relações governamentais na Dow Química e vice-presidente do IRELGOV, sobre um importante aspecto dos negócios na China.

Para conhecer como são as relações governamentais na China, o IRELGOV promove uma missão de estudos com ampla agenda de aulas e visitas técnicas a órgãos estatais e empresas chinesas e multinacionais em Pequim e Xangai. “Não é uma missão de negócios, mas uma viagem para entender como é a prática de relações governamentais e como são pensadas as políticas públicas na China”, diz Larissa Wachholz, conselheira do IRELGOV e idealizadora da missão.

Saiba mais sobre as Missão Internacional de Estudos à China, organizado pelo IRELGOV.

 

Veja as fotos do evento: