IRELGOV lança Política de Apoio Institucional e de Ensino e Pesquisa
12 de agosto de 2020

POLÍTICA DE APOIO INSTITUCIONAL E DE ENSINO E PESQUISA DO
INSTITUTO DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS – IRELGOV

 

OBJETIVO:
1.  A presente Política tem a finalidade de fixar procedimento para concessão de apoio institucional por parte do Instituto de Relações Governamentais – IRELGOV e contempla definições sobre (i) pré-requisitos, (ii) processo para avaliação e (iii) regras para comunicação e engajamento.

BASE ESTATUTÁRIA:
2.  Com base do art. 35, inciso I do Estatuto do Instituto de Relações Governamentais que aponta competência privativa do Conselho Deliberativo para “fixar políticas geral e de orientação das atividades da associação, a serem observadas pela Diretoria”, resguardado o procedimento previsto no art. 34 § 2º do mesmo Estatuto, apresentamos a seguinte proposta para “Política de Apoio Institucional e de Ensino e Pesquisa do Instituto de Relações Governamentais – IRELGOV.

DEFINIÇÕES:
3.  APOIO INSTITUCIONAL: É um aval e/ou recomendação que pode ser solicitado por pessoas físicas ou jurídicas com o fim de conceder gabarito à eventos, seminários, webinars, cursos ou plataformas para compartilhamento de informação, com liberação formal do uso da marca e sem aporte de recursos financeiros;

4.  ENSINO: Atividades de cunho educacional/instrucional que tenham como objetivo aprimorar ou capacitar indivíduos nos âmbitos técnico e profissional para que realizem atividades correlacionadas direta ou indiretamente com o campo das relações governamentais e institucionais;

5.  PESQUISA: Atividades de investigação que busquem a construção de maior profundidade técnica e conceitual naquilo que concerne o amadurecimento da atividade de relações governamentais no Brasil.

PRÉ-REQUISITOS PARA SOLICITAÇÕES DE APOIO INSTITUCIONAL
6.  A solicitação deve ter como referência e estar alinhada ao propósito do Instituto de Relações Governamentais – IRELGOV, a saber:

Reputação: Promoção e defesa da reputação dos profissionais de relações governamentais, desmitificando a sua atuação por meio do diálogo constante com a sociedade e o governo.

Educação: Intercâmbio e aprendizado das técnicas, estratégias e fundamentos da melhor comunicação, que permita o patrocínio ético dos interesses da sociedade civil perante os atores governamentais.

7.  O IRELGOV se reserva no direito de não apoiar institucionalmente:
         a. Eventos que tenham cunho partidário, ideológico ou religioso;
         b. Eventos que possuam caráter meramente comemorativo, festivo ou de confraternização;

8.  O apoio pressupõe reciprocidade. O parceiro deve se comprometer a divulgar futuro evento do IRELGOV e/ou a oferecer gratuidade(s) ou desconto de, no mínimo 10% no valor das inscrições para o evento divulgado.

DO PROCESSO PARA AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS PARA APOIO INSTITUCIONAL
9.  Toda e qualquer aprovação de apoio deve obedecer a esta Política e todas as solicitações devem ser feitas por meio do endereço eletrônico institucional irelgov@irelgov.com.br, com prazo mínimo de 15 dias de antecedência, com as seguintes informações:
         a. Programa completo e data do evento ou curso, se possível já com identificação dos palestrantes;
         b. Breve síntese de seu objetivo acadêmico/desenvolvimento profissional;
         c. Indicação da pessoa responsável pelo evento, com respectivos dados de contato, incluindo telefone e e-mail;
         d. No caso de ser cobrada inscrição dos participantes, o valor da inscrição e o montante do desconto a ser oferecido aos associados do IRELGOV;

10.  Para as solicitações de apoio para ensino e pesquisa, será solicitada adicionalmente;
e. Indicação do ente institucional que é o mantenedor da iniciativa;

11.  A deliberação sobre solicitações de apoio institucional serão conduzidas pela Diretoria de Comunicação com base nos incisos IX e X do Art. 39 do Estatuto Social do IRELGOV.

12.  Identificado conflito de interesse, a Diretoria de Comunicação solicitará parecer à Diretoria Jurídica, resguardada possibilidade de consulta formal ao Conselho Deliberativo no caso de impasse.

DA IGUALDADE E DIVERSIDADE
13.  O IRELGOV está comprometido com a igualdade e com a diversidade gênero, raça, orientação sexual e identidade de gênero nas Relações Governamentais, razão pela qual o aspecto da representatividade será levado em consideração pela Diretoria.

14.  Caso seja identificado desequilíbrio na representatividade, a Diretoria de Diversidade do IRELGOV se reserva no direito de encaminhar indicações de palestrantes/representantes para compor o evento sob análise.

DIRETRIZES PARA COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO
USO DA MARCA INSTITUCIONAL
15.  A organização apoiada poderá utilizar a marca do IRELGOV, disponível no Manual de Identidade Visual do IRELGOV, seguindo, sem possibilidade de alteração, suas regras textuais e visuais, acompanhadas do termo “apoiador institucional”.

16.  Todas as peças deverão ser submetidas à aprovação da associação por meio da sua Diretoria de Comunicação antes de serem publicadas;

 

Faça o download Política de Apoio Institucional e de Ensino e Pesquisa do IRELGOV.