ENSAIOS IRELGOV
A partir de 2025, o Ensaios IRELGOV assume um novo formato, com o objetivo de promover a disseminação de ideias e análises inovadoras sobre temas relevantes em relações governamentais e políticas públicas.
Nesta nova fase, a proposta é consolidar o Ensaios IRELGOV como uma plataforma que:
- Aproxima o IRELGOV do meio acadêmico;
- Divulga trabalhos acadêmicos relevantes para um público mais amplo;
- Reconhece e valoriza a produção acadêmica brasileira;
- Incrementa a disseminação de conhecimento produzido no âmbito do Instituto;
- Enfrenta os desafios na produção e circulação de conteúdo inédito na área.
Realizada em parceria com a Editora Diálogos, a iniciativa reafirma o compromisso institucional do IRELGOV com a promoção de conteúdo qualificado, acessível e de interesse público, contribuindo para o fortalecimento da atividade de relações governamentais no Brasil.
Interessados em submeter ou obter mais informações sobre a publicação de novos artigos na série Ensaios podem entrar em contato pelo e-mail: editora.dialogos@irelgov.com.br.
O Ensaios IRELGOV se apresenta, assim, como um espaço de valorização do conhecimento e de incentivo ao pensamento crítico sobre as dinâmicas que moldam o cenário político e institucional do país.
Confira a edição na íntegra
Governança de Dados e Geoeconomia
Com curadoria de Magali Favaretto Prieto Fernandes e Bernhard J. Smid, a nova edição do Ensaios IRELGOV apresenta resenhas de artigos acadêmicos voltados a profissionais de relações governamentais que buscam compreender a política internacional a partir de uma perspectiva estratégica, multidimensional e orientada por riscos.
A proposta dialoga diretamente com a Agenda 2025–2026 do IRELGOV, ao explorar os impactos das dinâmicas internacionais sobre a formulação de políticas públicas e a atuação institucional no Brasil.
Boa leitura!
Tecnologia e Relgov
Organizadora: Mariana Chaimovich
O tema desta edição, “Tecnologia e Relações Governamentais”, se relaciona com o cotidiano de todos nós, profissionais, que, de uma maneira ou de outra, somos impactados pelas novas maneiras de monitorar, quantificar e produzir dados que influenciam a tomada de decisão de atores relevantes para os pleitos das nossas instituições ou para as pautas que defendemos como sociedade civil organizada.
Boa leitura!
*Para informações sobre publicação de novos artigos nos Ensaios do IRELGOV, envie um e-mail para editora.dialogos@irelgov.com.br