
O IRELGOV acaba de anunciar sua nova unidade regional no Pará, um marco para o aperfeiçoamento das relações governamentais na região norte do país. A unidade será dirigida por Augusto Cesar Anunciação, com apoio da secretária regional Sabrina Sena.
Augusto Cesar Anunciação é internacionalista, com MBA em Comércio Exterior e Logística Internacional. Possui 12 anos de experiência nas áreas de relações institucionais, governamentais, gestão de projetos e atração de investimentos, atuando nos setores público e privado, com foco em bioeconomia, financiamento, transição energética e mineração. Atualmente, exerce o cargo de Gerente de Relações Institucionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC).
“Atuar na Diretoria Regional do Pará do IRELGOV é motivo de grande honra e satisfação. A instituição tem desempenhado um papel fundamental na promoção da transparência, ética e qualificação dos debates sobre Relações Governamentais no Brasil. A Amazônia legal corresponde a 59% do território nacional, o estado do Pará, responsável por 48,51% do PIB da região Norte, tem se destacado nas últimas décadas como líder no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Nesse contexto, a criação da Diretoria Regional do Pará representa um passo importante para fortalecer a representatividade regional e contribuir para a construção de um IRELGOV ainda mais plural, robusto e alinhado com os desafios do nosso tempo”, afirma Augusto.
Sabrina é pesquisadora em Segurança Internacional e Desenvolvimento Sustentável, com foco na Amazônia. Mestranda pela Neapolis University (Chipre), atua na interseção entre inteligência, geopolítica e inovação para a região. Na CODEC, lidera ações de atração de investimentos estratégicos para o estado do Pará, unindo desenvolvimento econômico à diplomacia ambiental.
“É uma honra integrar o IRELGOV e contribuir para o fortalecimento da presença da Região Norte nos grandes debates nacionais da área. Como internacionalista e profissional atuante no desenvolvimento econômico do Pará, acredito que dar visibilidade ao Norte é uma estratégia essencial para o futuro do Brasil. A Amazônia ocupa uma posição central na agenda da segurança climática, da bioeconomia e das relações governamentais, e deve ser compreendida como um ativo político, e não apenas ambiental. Atuar na representação regional do Pará é abrir espaço para que o Norte contribua com soluções concretas. Isso fortalece o próprio IRELGOV, tornando-o mais representativo, e eleva a qualidade das relações governamentais no país. O Brasil só avançará com uma verdadeira integração territorial — e o Norte precisa ser parte indissociável dessa construção.”