“Todos nós, de acordo com a Constituição, temos o direito de participar do processo de formulação de políticas públicas. A gente tem de mudar a associação de lobby com corrupção e mostrar que é algo que todo mundo faz. É corriqueiro. Por que a gente não associa o lobby à democracia?”, disse a professora da FGV Andréa Oliveira Gozetto, que lançou juntamente com o professor da USP Wagner Pralon Mancuso, o livro Lobby e Políticas Públicas.
O evento, que aconteceu em Brasília no dia 31 de agosto, contou com mesa de debates mediada pelo jornalista Leonardo Cavalcanti.
Segundo Fernanda Burle, do Instituto Advocacy Brasil, o livro desmistifica a atividade de relações governamentais, tratando-a de forma técnica e neutra. “É um manual pra todos os profissionais da área e vem em excelente hora”.
Para Bruno Perman, presidente do IRelGov “o evento foi muito importante para a área de RelGov. Organização impecável e debate de alto nível”.
“As discussões foram relevantes para a qualificação da atividade de Relações Governamentais no Brasil. Tenho certeza que o livro será muito útil não só para os profissionais da área, mas para todos os interessados em participar do processo democrático no Brasil”, disse Wagner Parente, CEO da Barral M Jorge.
“Evento excelente! Pudemos encontrar amigos, discutir os rumos da atividade e testemunhar o nascimento de mais uma referência bibliográfica para os profissionais de RelGov”, afirmou Públio Madruga, sócio da Distrito Relações Governamentais.
Para Ivan Ervolino, CSO do Sigalei, o lançamento do livro foi um evento para ser comemorado e repetido no futuro. “A qualidade do debate foi excepcional e mostra a necessidade de realizarmos com mais frequência essa troca de experiências na área de RelGov”.
O livro de Andréa e Wagner, duas das mais importantes vozes acadêmicas sobre lobby no Brasil, representa uma importantíssima e equilibrada contribuição à discussão sobre defesa de interesses, tema que, a cada dia, ganha maior interesse de nossa sociedade. “O entendimento da atuação e do impacto de diversos grupos na formulação de políticas públicas é essencial para aprofundarmos a transparência na tomada de decisões públicas, elevarmos seu grau de legitimidade e até mesmo solidificarmos nossa democracia”, pontuou Raphael Caldas, Diretor-Executivo da InteliGov.
Suelen Zottele, Coordenadora de Relações Institucionais da CNA elogiou a iniciativa: “Excelente e oportuno debate com grandes acadêmicos, desmistificando o lobby e sua atuação em políticas públicas”.
O fundador do Pensar RelGov e professor do Ibmec Eduardo Galvão falou da importância de difundir conhecimento tanto para profissionais, para a atuação profissionalizada, quanto para a sociedade, para desmistificar a atividade. “Temos um propósito comum”.
O evento foi realizado por Pensar RelGov, Instituto Advocacy Brasil, Instituto de Relações Governamentais – IRelGov, Barral M Jorge Consultores Associados, Perman Advogados Associados, Distrito Relações Governamentais, Sigalei e InteliGov.
Fonte: www.pensarrelgov.org.br
Veja aqui as fotos do evento:
no images were found